'É a pior semana da história da pandemia em SP', diz secretário de saúde

Em comparação com o fim do ano passado, o estado teve aumento de 77% no número de casos e 59% de óbitos

'É a pior semana da história da pandemia em SP', diz secretário de saúde - Divulgação/Governo de São Paulo


A ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na Grande São Paulo chegou a 70,1% e a 69,1% no estado, percentuais mais altos registrados desde o primeiro pico da doença, entre abril e maio do ano passado. 


"Foi a pior semana epidemiológica da história da pandemia no estado de São Paulo", disse o secretário de saúde, Jean Gorinchteyn durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes nesta segunda-feira (18). O secretário ainda levantou a possibilidade de alugar leitos da rede privada e voltar a abrir os hospitais de campanha. 

Segundo o secretário de Saúde, os jovens adultos têm sido os maiores disseminadores de coronavírus nas últimas semanas. Em relação à última semana epidemiológica de 2020, antes das festas de fim de ano, portanto, houve aumento de 77% no número de casos registrados e 59% de óbitos. 

Na coletiva, o governador João Doria (PSDB) anunciou que foi protocolado novo pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para liberar o uso emergencial de 4,8 milhões de doses da CoronaVac.

A autorização obtida pelo Instituto Butantan nesta domingo (17) foi para a liberação das 6 milhões de doses iniciais. Essa nova autorização irá valer para os próximos lotes a serem fabricados pelo Instituto Butantan, que tem capacidade de produzir um milhão de doses por dia. 

Governo também anunciou uma plataforma online para receber o cadastro de pessoas interessadas em receber a CoronaVac. De acordo com a administração estadual, até a tarde deste domingo (17) 500 mil pessoas haviam se cadastrado no site.