Educação abre manifestação de interesse para os itinerários formativos de 2023

Estudantes da 1ª série precisam indicar quais itinerários gostariam de cursar no próximo ano

Educação abre manifestação de interesse para os itinerários formativos de 2023  - imagem ilustrativa
 

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) abriu a pesquisa de manifestação de interesse dos itinerários formativos para os estudantes da 1ª série do ensino médio. Cada estudante precisa indicar quais itinerários gostaria de cursar a partir da 2ª série preenchendo formulário na Secretaria Escolar Digital (SED) até 10 de junho.


São 11 opções de aprofundamento curricular nas áreas do conhecimento, com uma novidade, o aprofundamento Liderança e Cidadania; e mais 15 opções de aprofundamento curricular com formação profissionalizante, sendo 2 opções com cursos do Novotec Expresso e 13 opções com cursos do Novotec Integrado.

Na hora de preencher o formulário na SED, o estudante pode indicar até seis aprofundamentos curricularese cursos profissionalizantes e técnicos, elencando por ordem de preferência.

“É importante destacar que nesta primeira fase o estudante vai indicar qual itinerário tem interesse, depois a direção vai analisar as respostas, discutir com a comunidade escolar, para só então decidir quais itinerários serão ofertados em 2023. Após a definição da oferta pela unidade escolar, os estudantes escolherão na rematrícula qual itinerário vão cursar no ano que vem”, explica Gustavo Mendonça, gestor no Ensino Médio na Seduc-SP.

A partir de 2023, os cursos do Novotec Integrado só poderão ser cursados na 2ª série, como os demais itinerários.

Para orientar os alunos, a Seduc-SP criou o Guia do Estudante, com o detalhamento de cada itinerário formativo e o passo-a-passo para preencher o formulário na SED e está disponível no site.