Em corrida emocionante, Verstappen vence e é campeão mundial de F1

Piloto da Red Bull Racing ultrapassou Lewis Hamilton na última volta, após entrada de Safety Car na pista

Em corrida emocionante, Verstappen vence e é campeão mundial de F1 - Reprodução


Neste domingo (12), no circuito de Abu Dhabi, Max Verstappen venceu a corrida e conquistou seu primeiro título da Fórmula 1, após prova cercada de emoção e polêmica do início ao fim. O holandês foi ultrapassado pelo concorrente Lewis Hamilton já na largada e fez de tudo para recuperar o resultado, que foi obtido nas últimas voltas, após entrada de Safety Car. Com este resultado, Verstappen vence a principal categoria do automobilismo mundial pela primeira vez.


Empatado na pontuação do campeonato com Lewis e com uma vitória a mais antes do início da corrida, o holandês Verstappen contava com a pole position para assegurar a vitória e garantir o título. Largando de pneus macios, o piloto da Red Bull Racing tinha como estratégia abrir uma boa vantagem inicial e mantê-la durante o circuito, mas não foi o que aconteceu.

Na largada, Hamilton teve melhor tempo de reação e conquistou a dianteira, posto que não abandonou até perto do fim da corrida. Ainda na primeira volta, Max tentou uma ultrapassagem forçada e acabou colidindo com o inglês, que jogou o carro para fora da pista. A Federação Internacional do Automóvel não determinou punição ao piloto da Mercedes, que não teve de devolver a posição.

Hamilton continuou abrindo vantagem em relação ao holandês até a primeira parada de ambos. Voltas após retornarem à pista, o mexicano Sérgio Perez auxiliou o colega de RBR e segurou o piloto inglês, impedindo uma ultrapassagem rápida e desacelerando o rival, fazendo com que a distância entre os líderes caísse em 5 segundos. No entanto, mesmo com este esforço de Perez, Max continuava a fazer voltas mais lentas que o adversário inglês, o que obrigou a Red Bull a realizar uma segunda parada a fim de ter pneus novos e mais rápidos. Hamilton continuava a manter boa vantagem, até que Nicholas Latifi bateu e fez com que Safety Car entrasse na pista, tirando assim toda a vantagem de Lewis para a última - e decisiva - volta. A RBR rapidamente pediu para que Verstappen parasse e colocasse pneus macios, o que permitiu com que Max ultrapassasse Hamilton e conquistasse o grande título de forma inacreditável.

Com o triunfo, Max Verstappen conquista seu primeiro título da Fórmula 1, se tornando o 34º piloto da história a obter tal feito. Com apenas 24 anos, o holandês ainda tem a carreira toda pela frente. Hamilton, que buscava se isolar como o maior campeão da história, segue com sete campeonatos mundiais, empatado com Michael Schumacher na liderança histórica da competição.