Em Rio Preto teatro lambe-lambe é a atração a partir de sexta-feira

Projeto ‘De olho nas [Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe’ tem início nesta sexta, dia 29/4, com live sobre curiosidades dessa modalidade que acontece em caixa em miniatura. Vídeos tutoriais e oficina também estão na programação

Em Rio Preto teatro lambe-lambe é a atração a partir de sexta-feira - Divulgação

 
Dedicando-se às formas animadas, em especial às máscaras teatrais e ao teatro lambe-lambe, a Varanda Teatro, de Rio Preto (SP), dá início nesta sexta (29), ao projeto “De olho nas [Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe”, que compreende uma série de atividades online e gratuitas para todas as idades ao longo de sete meses, até o final de novembro de 2022. Marcando a abertura, às 20h, a artista Fernanda Missiaggia comanda a primeira live da série que revelará o processo de montagem e curiosidades do teatro lambe-lambe, arte que acontece dentro de uma caixa cênica em miniatura e é o foco da programação. A atividade será no Instagram @varandateatro.
 


A série de lives “Trecos, truques e traquitanas” contará ao todo com quatro encontros para mostrar o funcionamento das caixas de teatro lambe-lambe. As outras ações do projeto são a disponibilização no YouTube da Varanda de dois vídeos tutoriais, um de teatro lambe-lambe de sombras com materiais recicláveis e outro de teatro de papel com caixa de sapato, para fazer em casa, a partir de 1º de maio até 30 de novembro; e uma oficina online de teatro lambe-lambe de papel para educadores e pessoas interessadas sem experiência, dias 24 e 26 de maio, com início das inscrições na sexta (29), via formulário online. Ministrando as lives, além de Missiagia, estarão os lambe-lambeiros e integrantes da Varanda João Darte (29 de junho) e Guilherme Hernandes (31 de agosto), e a multiartista argentina Gabriela Céspedes (28 de setembro).
 
“Nosso foco, com o projeto, é a construção da diversidade artística do teatro de formas animadas, em especial do teatro lambe-lambe, ainda tão pouco explorado no interior do Estado de São Paulo”, afirma Darte, também pesquisador e diretor do grupo, acrescentando que a iniciativa busca ainda fortalecer o reconhecimento da linguagem como arte nacional. “Trata-se de uma linguagem genuinamente brasileira, presente em outros 30 países, onde alcançou grandes feitos”, diz ele, citando o maior festival de teatro lambe-lambe, o Festilambe, realizado em Valparaíso, Chile, e a formação universitária em “Teatro de Títeres y Objetos con especialidad en Teatro Lambe-lambe”, na Universidad del Chaco Austral, Argentina. 
 
O projeto foi contemplado pelo ProAC Nº 03/2021, categoria Teatro / #CulturaEmCasa – Filmagem e licenciamento sem exclusividade de espetáculos para exibição online, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. 
 
Outra ação, com data a ser definida, é a disponibilização, de graça, da versão online do espetáculo “[Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe” na plataforma #CulturaEmCasa. Composto por quatro histórias interligadas pelo tema “o homem e a sociedade”, o trabalho é inspirado em obras dos seguintes artistas plásticos: o brasileiro Goeldi (1895-1961), o belga René Magritte (1898-1967), o espanhol Pablo Picasso (1881-1973) e a brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973). 
 
O teatro lambe-lambe
Linguagem criada pelas bonequeiras brasileiras Denise di Santos e Ismine Lima em Salvador (BA), em 1989, o teatro lambe-lambe é uma caixa cênica em miniatura onde são encenados espetáculos de teatro de animação de curta duração, geralmente assistidos por uma pessoa por vez. Com o auxílio de fones de ouvido e um tocador de mp3, o espectador acompanha a narrativa através de um pequeno buraco e espia um universo em miniatura com iluminação, cenário e manipulação de bonecos, objetos ou sombras, ou seja, um ambiente com todas as sensações que o teatro tradicional proporciona. 
 
A arte é inspirada pelos fotógrafos lambe-lambe, pois utiliza como sala de espetáculos uma estrutura parecida com o equipamento desses profissionais, também conhecidos como fotógrafos de praça.
 
SERVIÇO:
Projeto “De olho nas [Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe”, com Varanda Teatro
 
Série de lives: Trecos, truques e traquitanas
Dia 29 de abril, sexta, 20h, com Fernanda Missiaggia
Dia 29 de junho, quarta, 20h, com João Darte
Dia 31 de agosto, quarta, 20h, com Guilherme Hernandes
Dia 28 de setembro, quarta, 20h, com Gabriela Céspedes
Onde assistir: Instagram @varandateatro
Grátis
 
Sinopse da atividade: 
O interior de um teatro lambe-lambe é fonte inesgotável de curiosidades e alternativas que solucionam as questões técnicas das encenações que ali acontecem. Os integrantes do grupo irão compartilhar o funcionamento de mecanismos cênicos, o sistema de iluminação miniaturizada, os detalhes e recursos dos bonecos, além de relatar o processo de montagem dos espetáculos, as experiências de apresentações presenciais e as experiências com apresentações virtuais desde o início da pandemia. A última live terá participação especial de Gabriela Céspedes, multiartista que colaborou no processo criativo das [Histórias encaixotadas] e é coordenadora do curso “Teatro de Títeres y Objetos con especialidad en Teatro Lambe-lambe” da Universidad del Chaco Austral, Argentina.
 
Vídeo tutorial: Teatro Lambe-lambe de Sombras 
De 1º de maio a 30 de novembro
Onde assistir: https://bit.ly/YouTubeVarandaTeatro
Público alvo: adultos e crianças acompanhadas por um adulto
Grátis
 
Sinopse da atividade: 
Um integrante do grupo ensina o passo a passo da construção de um teatro lambe-lambe preparado para receber o teatro de sombras, utilizando caixa de papelão e materiais reaproveitados e de fácil acesso. 
 
Vídeo tutorial: Teatro de Papel com Caixa de Sapato
De 1º de maio a 30 de novembro
Onde assistir: https://bit.ly/YouTubeVarandaTeatro
Público alvo: adultos e crianças acompanhadas por um adulto
Grátis
 
Sinopse da atividade: 
Um integrante do grupo ensina o passo a passo da construção de um teatro de papel, inspirado nos “toy theatre”, utilizando caixa de sapatos e materiais de fácil acesso. 
 
Oficina online: Teatro Lambe-lambe de papel para educadores
Com lambe-lambistas do grupo Varanda Teatro
Dias 24 e 26 de maio, das 19h às 22h
Onde: plataforma Zoom
Público-alvo: educadores de Apaes, educadores em geral e pessoas interessadas sem experiência com teatro lambe-lambe
Inscrições: de 29 de abril a 23 de maio, pelo link https://forms.gle/E9kRGtkJrC8pfuYe8
Vagas: 60
Seleção: primeiros inscritos
Grátis
 
Sinopse da atividade: 
A oficina acontecerá de forma síncrona visando apresentar as possibilidades do teatro de papel como recurso pedagógico e uma sensibilização ao teatro lambe-lambe; estilo teatral genuinamente brasileiro. Por meio de orientações, as pessoas participantes serão estimuladas à construção de uma caixa cênica em miniatura, de papelão, para receber seus personagens e elementos de papel, criando o seu mini espetáculo. Ministrada pelos lambelambistas do grupo Varanda Teatro, a oficina contará com vagas para até 60 pessoas.
 
Materiais necessários: 2 caixas de papelão (tamanhos variados); papéis ou retalhos de tecidos coloridos para revestir a caixa; vareta de bambu ou de qualquer material; fita adesiva; cola quente; tesoura; estilete; lápis de cor (ou qualquer material para colorir); e papel cartão (ou acartonado, como os de embalagens de alimentos e de sabão em pó).