Embaixada do Brasil em Kiev indica rota de fuga para brasileiros na Ucrânia

Durante toda a madrugada e agora na manhã do Brasil, a embaixada do País em Kiev tem informado aos brasileiros que estão na Ucrânia sobre as possibilidades de rota de fuga do país por via terrestre

Embaixada do Brasil em Kiev indica rota de fuga para brasileiros na Ucrânia - Reprodução


Durante toda a madrugada e agora na manhã do Brasil, a embaixada do País em Kiev tem informado aos brasileiros que estão na Ucrânia sobre as possibilidades de rota de fuga do país por via terrestre. A mensagem mais recente postada pelo serviço Telegram indica que a empresa de trens ucraniana UZ prevê saídas de Kiev hoje para destinos próximos a fronteiras durante o fim da tarde.


Um deles seria 16h50 (horário local, cinco horas à frente de Brasília), para Chernivtsi; outro para Uzhhorod, às 17 horas, e um terceiro para Lviv, às 18 horas. "As pessoas só devem se dirigir à estação, porém, se considerarem que há segurança suficiente", ponderou a embaixada, acrescentando que os deslocamentos têm ocorrido "com sucesso".

Além disso, salientou que é necessário chegar à estação "com bastante antecedência" por causa do toque de recolher, que se inicia às 17 horas. Há dois dias, o governo local decretou "lei marcial" no país, utilizada em cenários de extremo conflito, crises civis e políticas, de catástrofes que possam desestabilizar governos e em situações de caos. Na prática, significa que há substituição automática de todas as leis e autoridades civis por leis militares.

Pela determinação da prefeitura de Kiev, o toque de recolher se estende a partir das 17 horas até as 8 horas do dia seguinte - que vale, inicialmente, até o dia 28 (segunda-feira), devendo ser renovada conforme estiver o quadro de conflito no município. Nestes horários, o cidadão não pode circular pelas ruas da cidade sob qualquer hipótese. "Todos devem encontrar abrigo, informar-se e aguardar", pontuou a embaixada na série de informações.

A representação do Brasil também acrescentou que a UZ continuará organizando novas opções de partida por meio de seu site na internet.