Energia fotovoltaica: empresário araçatubense comemora crescimento do setor na região

Francis Polo afirmou que a energia solar é a fonte de energia que mais cresce, de acordo com a tendência global

Energia fotovoltaica: empresário araçatubense comemora crescimento do setor na região - Divulgação


​Dados divulgados recentemente pela Associação Brasileira de Energia Solar (ABsolar) mostram que o Brasil entrou pela primeira vez na história no ranking dos dez países que mais geraram emprego no setor em 2019. O país ficou em 8º lugar, deixando para trás líderes como a Alemanha e Reino Unido.


O levantamento feito pela ABsolar revela que o Brasil gerou mais de 43 mil empregos só no setor solar fotovoltaico no ano passado, quando os números englobam toda a cadeia de valor da operação no país, a contratação chega a marca de 60 mil trabalhadores. No mundo, foram gerados 11,5 milhões de empregos no setor.

Segundo o empresário araçatubense do setor fotovoltaico, cuja organização possui unidades em Araçatuba (SP), São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP) e Umuarama (PR), Francis Polo, a energia solar fotovoltaica terá função cada vez mais estratégica para que sejam atingidas metas de desenvolvimento socioeconômico e sustentável do Brasil e dos demais países.

“Quando falamos em geração de energia solar, estamos falando em futuro, em sustentabilidade. É falar sobre esperança de dias melhores, não só para a economia, mas também para o me​​io ambiente”, diz Polo.

De acordo com o empreendedor, a energia fotovoltaica instalada aumentou 30% no primeiro semestre de 2020. O potencial total era de 5.918 MW em 2 de julho, ante 4.533 MW no final de 2019, de acordo com dados oficiais da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), reguladora de energia neste país sul-americano de 211 milhões de pessoas.

Vagas quase dobraram

Francis Polo conta que a empresa sediada em Araçatuba e que contava com uma filial em Umuarama, recentemente investiu em uma nova filial em São José do Rio Preto e em Campinas. Ele explica que a expansão do setor ocorre não só na região, mas em todo o país e no mundo, e será um dos mais avançados e responsável por boa parte da geração de emprego nos próximos anos. “A nossa empresa, por exemplo, neste período de pandemia, aumentou em 84% o seu quadro de funcionários e de prestadores de serviços”, destaca.

Nos primeiros cinco meses de 2020, a fonte solar fotovoltaica foi responsável pela geração de mais de 37 mil empregos no Brasil, aponta levantamento da ABsolar. De acordo com a entidade, o setor adicionou 1236,6 megawatts (MW) em capacidade instalada entre janeiro e maio, o que representa um crescimento de 27,3% frente ao volume consolidado até o final de 2019. No período, R$ 6 bilhões em novos investimentos privados foram atraídos ao país.

Para Polo, a energia solar se apresenta como alavanca para reaquecer a economia brasileira. “Em 2015 e 2016, por exemplo, o PIB brasileiro foi de 3,8% e 3,6% negativos, respectivamente. Mas o setor solar fotovoltaico cresceu mais de 100% ao ano e ajudou a reestruturar a economia mais rapidamente. É o que tende a ocorrer após esta pandemia”, analisa o empresário. 

Atualmente, no Brasil, 60,4% da energia é hidrelétrica, 8,7% vem do vento, 8,4% da biomassa, 8,3% do gás natural, 5,1% dos derivados de petróleo e 2,0% do carvão. “A energia solar é a fonte de energia que mais cresce, de acordo com a tendência global”, finaliza Polo.