Estratégia na pré-campanha: Garcia fala em ‘paixão por SP’ para conquistar paulistas

Material para as redes sociais descreve Garcia como “paulista raiz” e “apaixonado” pelo estado

Estratégia na pré-campanha: Garcia fala em ‘paixão por SP’ para conquistar paulistas - Flickr/Governo de SP


A estratégia de uma campanha política vai muito além de programa de governo e alianças entre partidos. A forma como a mensagem e a imagem do candidato vão chegar ao eleitor conta muito. Tanto que a cúpula da campanha à reeleição de Rodrigo Garcia (PSDB) ao governo de São Paulo está investindo pesado nisso.


O governador que nasceu em Tanabi (SP) tem um perfil simples e de proximidade. Tanto que uma das principais linhas de trabalho é mostrar um Rodrigo Garcia ‘humano’ e ‘apaixonado por São Paulo’. A ideia é reforçar que Rodrigo conhece – de verdade - os quatro cantos do estado e as peculiaridades de cada região.

Esse é um movimento muito bem pensado para “apresentar” Rodrigo Garcia aos que não o conhecem. Isso é fato. Além disso, tem mais um objetivo que - obviamente - nunca vão assumir isso em público, mas eu conto para você, nobre leitor. A mensagem é uma indireta – bem direta, diga-se de passagem – ao pré-candidato bolsonarista, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O ex-ministro da Infraestrutura não demonstra ter apego às raízes. Ele nasceu no Rio de Janeiro, mas não quer saber de disputar a cadeira no Palácio Guanabara. Já cogitou – num passado recente - concorrer ao cargo de governador de Goiás. Desistiu! Desde então, o negócio dele é São Paulo, o maior colégio eleitoral do país.

O detalhe é que Tarcísio tem enfrentado críticas de adversários políticos sobre a falta de laços com São Paulo. Mais do que isso: sobre a falta de conhecimento sobre as necessidades do estado que tem 645 municípios. Por mais que ele ‘corra o trecho’ [como o povo do interior paulista diz], a relação mais próxima começou há menos de dois meses, quando se mudou para um flat alugado na capital.

Tarcísio minimiza essas cobranças. Pouco antes de desembarcar em terras paulistas, afirmou publicamente que "ninguém está ligando" pelo fato de ele não ser de São Paulo e querer governar o estado. A cúpula da campanha tucana acredita que não é bem assim. 

Seja em um jogo de perguntas sobre peculiaridades do estado ou em filmes de divulgação, a estratégia tem sido mostrar que Rodrigo é um tucano de bico vermelho (e não laranja, como na maioria das vezes). Vermelho em tom bem paulista, que em conjunto com a plumagem branca e preta combina com a bandeira do estado. Um tucano – ou Rodrigo – bem raiz. Um paulista raiz. Agora, resta saber: qual o peso das raízes para o eleitor? Em breve, as pesquisas vão mostrar.