Estudo mundial para desenvolver vacina contra vírus respiratório em idosos será realizado em Rio Preto

Pesquisa realizada em parceria com a fabricante Johnson & Johnson será feita no Hospital de Base e conduzida pela Famerp

Estudo mundial para desenvolver vacina contra vírus respiratório em idosos será realizado em Rio Preto  -


O Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP) vai realizar a fase 3 do Estudo EVERGREEN, em parceria com a fabricante Johnson & Johnson, com pessoas com mais de 60 anos em todo o mundo.


A pesquisa mundial será feita com 24 mil voluntários e tem o objetivo de desenvolver uma vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), acometido comumente em crianças, apontado como principal causa da superlotação de leitos do Hospital da Criança e Maternidade (HCM).

O recrutamento dos voluntários começa nesta quinta-feira (09).

"Esse é um estudo de fase três, que vai verificar a eficácia dessa vacina contra o vírus sincicial respiratório e vai ser feito através da vacinação de voluntários e o acompanhamento deles durante dois anos. A faixa etária selecionada foi a de idosos acima de 60 anos porque é nela que o vírus causa infecção mais grave”, explicou Maurício Lacerda Nogueira, professor da Famerp e coordenador do estudo em Rio Preto.

VSR

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o VSR é responsável por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias. Ainda não existe vacina contra a doença, mas o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza, desde 2013, o medicamento palivizumabe – indicado especialmente para bebês prematuros extremos, aqueles com cardiopatia congênita ou doença pulmonar crônica, casos em que a infecção costuma ser mais grave.

O vírus é muito contagioso, sendo transmitido pelo ar, por toque e por objetos contaminados. A prevenção é similar às outras infecções de causa viral, incluindo a covid-19. Na maioria dos casos, a doença apresenta sintomas leves, que variam entre sete e 12 dias.

O tratamento é feito em casa por meio de medidas gerais de suporte, como antitérmicos em caso de febre, e medidas para desobstrução nasal, como inalações com soro e a lavagem nasal. Em alguns casos, podem estar indicados broncodilatadores e nebulização com salina hipertônica. (com informações da Fiocruz).