Família autoriza e Santa Casa de Araçatuba faz captação de órgãos de paciente

Paciente era um homem de 28 anos, que teve morte encefálica

Família autoriza e Santa Casa de Araçatuba faz captação de órgãos de paciente -


O coração de um jovem de 28 anos que teve morte encefálica seguiu no final da tarde desta terça-feira (13) para ser transplantado em paciente que aguardava na por um órgão na Fila Nacional de Transplantes.


O jovem de 28 anos morava em Andradina e sofreu traumatismo cranioencefálico (TCE) ocorrido em um acidente de trânsito. Em quadro clínico grave, ele foi removido no dia 6 para a Santa Casa de Araçatuba. Apesar dos esforços da equipe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia, o estado do paciente não evoluiu para melhora.

Domingo (11) foi aberto protocolo para investigação de morte encefálica que constatou o óbito às 14h58 de ontem (12). A família foi comunicada por integrantes da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Araçatuba, e autorizou a doação dos órgãos. O hospital segue  protocolo nacional e não divulga informações pessoais sobre pacientes doadores e familiares.

Os procedimentos de captação começaram às 14h30 de ontem. O coração foi o primeiro órgão retirado, através de equipe de cirurgiões do Instituto do Coração (INCOR) de São Paulo.

Os rins foram captados por equipe de um hospital de Sorocaba e córneas foram retiradas pelo enfermeiro Matheus Tonons, da CIHDOTT da Santa Casa de Araçatuba. A exemplo dos rins, as córneas serão encaminhadas ao Hospital de Base de São José do Rio Preto. Foi a segunda captação de órgãos realiza este ano na Santa Casa de Araçatuba.