Festival 'Em Janeiro Teatro para Crianças é o Maior Barato' começa nesta sexta-feira

Festival Em Janeiro Teatro para Crianças é o Maior Barato traz em sua programação 12 espetáculos e 24 atividades formativas; e é tudo de graça

Festival 'Em Janeiro Teatro para Crianças é o Maior Barato' começa nesta sexta-feira - Reprodução


Considerado um dos maiores eventos paulistas voltados à promoção e ao debate em torno do teatro infantil, o Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato volta a ocupar a sala de espetáculo e as ruas de Rio Preto a partir desta sexta-feira (21), quando começa a sua 15ª edição. Realizado pela Cia. Fábrica de Sonhos, o festival retoma as apresentações presenciais em 2022, mas mantém o ambiente online ativo, com retransmissão dos espetáculos e das atividades formativas no Youtube. 


A programação do Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato envolve 12 espetáculos de coletivos paulistas, a maioria locais, que serão apresentados no teatro do Sesi Rio Preto e na região central da cidade. Além disso, serão realizadas 24 atividades formativas, entre oficinas, workshops e troca de saberes.   

Para assistir aos espetáculos que serão apresentados no teatro do Sesi, é preciso retirar ingresso no estande do Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato montado no Riopreto Shopping Center (Praça 1 de Eventos). Já as inscrições para as atividades formativas podem ser feitas por meio do site oficial do evento: https://festivaldejaneiro.com/. Elas serão realizadas no Espaço Criativo Fábrica de Sonhos, localizado na Rua Frederico Navarro da Cruz, 37 (Vila Ercília).

Segundo a atriz e produtora Drica Sanches, coordenadora-geral do festival, retomar o Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato após um hiato de quase anos imposto pela pandemia da covid-19 é bastante significativo para a Cia. Fábrica de Sonhos e para a classe artística em geral, que foi bastante penalizada pela crise provocada pelo distanciamento social. Entretanto, ela destaca que os protocolos sanitários de enfrentamento da pandemia serão seguidos à risca, com exigência de máscara para o público nas apresentações teatrais e para os participantes das atividades formativas, bem como a exigência de comprovação de vacina para jovens e adultos.
Um dos destaques da programação das atividades formativas do Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato são os “Diálogos sobre a cena”, uma troca entre artistas e público sobre os espetáculos apresentados mediada pelo artista e crítico teatral Dib Carneiro Neto, especialista em teatro feito para crianças.

A partir de curadoria feira pelo ator e diretor Guido Caratori e pelo professor, ator e diretor Eduardo Catanozi, foram selecionados 12 espetáculos de coletivos paulistas para compor a 15ª edição do Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato, dos quais seis são de São José do Rio Preto: “A Revolução dos Bichos” (Cia. Apocalíptica), “Flúvio e o Mar” (Agrupamento de Artistas), “Vermelhinhos” (Cia. Hecatombe), “Expresso Caracol” (Cia. dos Pés), “Circo Lando – O Maior Espetáculo da Terra” e “Era Uma Vez... O Leão e o Ratinho” (Cia. Fábrica de Sonhos). “Em nossas primeiras edições, o festival envolvia uma grande quantidade de companhias locais e agora, na 15ª edição, retomamos um pouco dessa característica. Ficamos muito felizes em poder contemplar um número maior de espetáculos da cidade agora, principalmente por conta da crise que o setor cultural enfrentou nos últimos anos devido à pandemia”, destaca Drica.

A 15ª edição do Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC), e da Cia. Fábrica de Sonhos e conta com o patrocínio do Riopreto Shopping Center e apoio do Sesi, Bebidas Poty, Brigadella e World Games.


Programação dos espetáculos


Teatro do Sesi (15h)
Dia 21/01 – Era uma vez... O Leão e o Ratinho (Cia. Fábrica de Sonhos – São José do Rio Preto-SP)
Dia 22/01 – Yaga – Uma História para Crianças Corajosas (Severina Cia. de


Teatro – Pindamonhangaba-SP)

Dia 23/01 – Flúvio e o Mar (Agrupamento de Artistas - São José do Rio Preto-SP)

Dia 25/01 – Atenção, respeitável público (Damião & Cia. - Campinas-SP)
Dia 26/01 – Vermelhinhos (Cia. Hecatombe - São José do Rio Preto-SP)
Dia 27/01 – Refugo Urbano (Trupe DuNavô - São Paulo-SP)
Dia 29/01 – Com a pulga atrás da orelha (Palhaço Popó - Birigui-SP)
Dia 30/01 – A Revolução dos Bichos (Cia. Apocalíptica - São José do Rio Preto-SP)


Espetáculos de rua (17h)


Dia 24/01 – Circo Lando – o maior espetáculo da terra (Cia. Fábrica de Sonhos - São José do Rio Preto-SP). Praça Rui Barbosa
Dia 25/01 – Fuzurufafa Bafafazuru (Grupo Rosa dos Ventos - Presidente Prudente-SP). Praça Rui Barbosa
Dia 27/01 – Expresso Caracol (Cia. dos Pés - São José do Rio Preto-SP). Riopreto Shopping Center
Dia 28/01 – É mesmo uma Palhaçada (Trupe DuNavô - São Paulo-SP). Praça Rui Barbosa