Final de semana será de frio na Região Sul

Final de semana será de frio na Região Sul  - Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a partir de hoje (10) uma nova frente fria deve atuar sobre o Sul do país com previsão de geada ampla, de moderada a forte, na região para amanhã (11). As temperaturas mínimas ficarão em torno de -5°C nas serras gaúcha e catarinense.

A massa de ar frio, de origem polar, deve intensificar o frio em outras partes do Brasil, favorecendo a queda das temperaturas também no Sudeste e no Centro-Oeste, como em Mato Grosso do Sul, áreas de Mato Grosso, São Paulo e no extremo sul de Goiás.


No domingo (12), o ar frio continua atuando nessas regiões e as temperaturas deverão variar entre 4°C e 20°C em Ponta Porã (MS), entre 5°C e 15°C em Campos do Jordão (SP) e entre 10°C e 20°C na capital paulista.

Segundo o Inmet, para o domingo, ainda há previsão de geada ampla e de intensidade moderada a forte em áreas do oeste, norte e serras do Rio Grande do Sul, sul do Paraná e em praticamente todo o estado de Santa Catarina, com exceção do litoral. Há previsão de geada, de menor intensidade, no centro e norte do Paraná e no sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.

Na segunda-feira (13), as temperaturas mínimas ainda serão negativas nas serras gaúcha e catarinense e há previsão de geadas na Região Sul, além de áreas do sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo e Serra da Mantiqueira. Nesse dia, os ventos associados ao anticiclone pós-frontal podem transportar o ar frio até a Região Nordeste, derrubando também as temperaturas em áreas do estado da Bahia.