Fraude na Previdência Social afasta servidora e PF faz operação

Ação no oeste paulista cumpriu oito mandados de busca e apreensão

Fraude na Previdência Social afasta servidora e PF faz operação -


A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (2), no oeste paulista, a operação Perfídia, que investiga a inserção de dados falsos nos sistemas da Previdência Social por servidora do Instituto Nacional do Seguro Social. De acordo com a PF, o objetivo da fraude era gerar direito indevido a benefício previdenciário para várias pessoas, o que é crime.


Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Presidente Prudente e Álvares Machado (SP). Computadores e outros objetos foram apreendidos pelos agentes.

A investigação começou após denúncia do próprio INSS em Presidente Prudente, o qual identificou diversos benefícios em que o tempo e valor de contribuição do segurado foram aumentados por uma servidora, descumprindo as normas da instituição e sem o uso de documentos que justificassem as alterações.

"Tal incremento indevido de tempo e/ou de valor de contribuição foi identificado em mais de 20 benefícios de aposentadoria, todos concedidos pela mesma servidora investigada, o que, sendo confirmado, já acarretou aos cofres públicos um prejuízo de mais de R$ 1.700.00,00 (um milhão e setecentos mil reais)", disse a PF.

A servidora foi afastada do cargo até a conclusão das investigações.