Fumaça de incêndios florestais no Canadá encobre céu dos EUA

Qualidade do ar piorou em diversas cidades do país, incluindo a capital Washington e Nova York

Fumaça de incêndios florestais no Canadá encobre céu dos EUA - Reprodução SBT News/  AP Photo/Seth Wenig


A fumaça dos incêndios florestais que atingem o Canadá se espalhou pelo norte e nordeste dos Estados Unidos e escureceu na última quarta-feira (7) o céu de várias cidades do país, incluindo a capital Washington e Nova York.


A poluição encobriu os arranha-céus e a piora na qualidade do ar fez com que autoridades emitissem alerta para as pessoas permanecerem em casa. Voos com destino aos aeroportos de Nova York foram interrompidos ou precisaram reduzir a velocidade por conta da pouca visibilidade, informou a Administração Federal de Aviação, e os transtornos não têm data para acabar. Após os episódios, a cidade de Nova York integrou a lista de cidades com a pior poluição do ar do mundo. 

Isso porque já são mais de 400 focos de incêndio, segundo as autoridades canadenses. O país já usou todo o seu contingente de bombeiros e pediu auxílio a países parceiros. De acordo com o porta-voz do Centro Canadense de Incêndios Florestais, Jennifer Kamau, mais de 950 bombeiros e outros funcionários já chegaram dos EUA, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. 

O Quebec, ao norte do Canadá, é a região mais afetada, com mais de 100 focos de incêndio considerados fora do controle. 

A maioria deles na região central da província, onde, segundo meteorologista, não há previsão de chuvas. Somente na cidade de Chibougamau, a maior da região, 7.500 pessoas precisaram ser evacuadas. No país, já são mais de 20 mil deslocados. 

(SBT News)