Golpistas disparam intimações falsas para aplicar golpe e Receita Federal emite um alerta; assista a vídeo

O contribuinte recebe, por correspondência, em sua residência, ou no endereço da pessoa jurídica, uma imitação de uma intimação que pede para regularização de dados cadastrais

Golpistas disparam intimações falsas para aplicar golpe e Receita Federal emite um alerta; assista a vídeo - Mauro Jose da Silva,  Auditor da Receita Federal em Rio Preto (SP)


Passado o perídodo de declaração de Imposto de Renda, muitos contribuintes ficam em dúvidas se declarou corretamente, alguns até recebem avisos da Receita Federal para regularização e ou correção, mas estes avisos devem ser checados caso seja recebido. Mais uma vez golpistas usam o nome da Receita Federal para aplicar golpe.O alerta foi dado pela própria Rereita Federal, de acord com o órgão, golpistas estão utilizando e-mail e correios para aplicar o estelionato. O contribuinte recebe, por correspondência, em sua residência, ou no enderço dapessoa jurídica, uma imitação de uma intimação que pede para regularização de dados cadastrais. Nesta correspondência ou nesse e-mail, consta um endereço eletrônico para acesso e atualização de dados bancários. O endereço informado não tem nenhuma relação com o site da Receita Federal.


Apesar de usar o logotipo e o nome da Receita Federal, a carta é uma tentativa de golpe. A Receita enfatiza que não faz esse tipo de chamamento e que não evia nada dessa forma. 

A orientação ao contribuinte é que, caso receba esse tipo de correspondência, destrua a carta e jamais acesse o endereço eletrônico indicado. A Receita Federal adverte que, para fins de consulta, download de programas ou alterações de informações junto ao Fisco federal, não devem ser acessados endereços eletrônicos que não o oficial do Órgão que é  https://www.gov.br/receitafederal/pt-br 

Caso o faça, o contribuinte estará sujeito a vírus e malwares, que podem roubar seus dados pessoais, bancários e fiscais.

O SBT Interior conversou com o Auditor Fiscal da Receita Federal em Rio Preto (SP), Mauro José da Silva, que informou que a pratica desse tipo de fraude tem feito vítims ao longo dos anos e que sempre deve ficar alerta para qualquer tipo de documento que chega pelos correios ou e-mail, principalmente quando é solicitado dados sigilosos e ou bancários. "De maneira alguma i contribuinte deve informar os dados e nem senhas pessoas a pessoas e ou sites que não sejam o oficial, em caso de dúvidas, os auditores estão prontamente disponíveis para atender o púbico, esse atendimento pode ser por telefone e ou presencial na Receita Federal!, acrescentou Mauro.

Mauro gravou um vídeo e faz uma lerta;