Governo de SP alerta para baixo estoque de sangue nos hemocentros do Estado

A Fundação Pró-Sangue opera com o estoque em situação crítica, 60% abaixo da sua capacidade

Governo de SP alerta para baixo estoque de sangue nos hemocentros do Estado - Arquivo


A Fundação Pró-Sangue, o Hospital das Clínicas (HC) de Marília, o Hemonúcleo de Sorocaba e outras unidades estaduais de Saúde convocam a população para a doação voluntária de sangue. Os estoques da Fundação operam em nível crítico, com menos de 40% da sua capacidade.


Os sangues do tipo O-, O+ e B- são os mais necessários, estando disponíveis em quantidade suficiente para menos de um dia. Há estoque para prover apenas a demanda de um dia pelos tipos A- e B+ e o nível das reservas dos tipos A+ e AB- também levaram a Fundação a declarar um alerta.

O HC de Marília informa que o Hemocentro se encontra em situação emergencial para os tipos sanguíneos O-, só com 20,8% do estoque abastecido. Os tipos B- e AB- se encontram em estoque zero.

No Hemonúcleo de Sorocaba, que normalmente recebe entre 120 e 130 doações de sangue por dia, a média diária de doadores caiu para 90, comprometendo principalmente os estoques de tipos O+ e O-, assim como as reservas de concentrado de plaquetas.

Os estoques do Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) também estão em níveis críticos e necessitam de doações de todos os tipos sanguíneos.

Com o início das campanhas de imunização e os feriados, ocorreu uma queda nas doações de sangue. Pessoas que se vacinaram contra a gripe e contra o coronavírus com as vacinas Coronavac e Covaxin devem esperar 48h para doar sangue, enquanto as demais vacinas contra a Covid-19 demandam um intervalo de 7 dias entre a imunização e a doação.

Os feriados oferecem um desafio de outra ordem, uma vez que as pessoas doam menos por estarem longe de casa, mas também há mais acidentes nas estradas, o que aumenta a demanda por transfusões.

SERVIÇO

Para aqueles que quiserem realizar a doação de sangue, recomendamos que se faça o agendamento online, que garante a celeridade do processo. É só acessar o site www.prosangue.sp.gov.br.