Governo de SP promove desfile em homenagem aos 90 anos da Revolução Constitucionalista

Celebração no Parque do Ibirapuera marca luta dos paulistas pela redemocratização do país

Governo de SP promove desfile em homenagem aos 90 anos da Revolução Constitucionalista - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo


O governador Rodrigo Garcia participou neste sábado (9), na capital, do desfile em homenagem aos 90 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. A cerimônia é realizada no feriado estadual de Nove de Julho, no Parque do Ibirapuera, em frente ao Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, e marca a luta dos paulistas pela redemocratização do país após o golpe de Estado de Getúlio Vargas, em 1930.


"É muito importante a gente relembrar essa tradição, relembrar a história do nosso estado, onde São Paulo exigiu o cumprimento da constituição e se uniu em torno das causas justas para o Brasil. Estou muito honrado em participar do evento dos 90 anos da Revolução Constitucionalista", disse Rodrigo Garcia.

Durante o evento, Rodrigo recebeu a Medalha da Constituição. A honraria é concedida pela Assembleia Legislativa de São Paulo a personalidades que atuam em defesa do Estado Democrático de Direito e do respeito às normas constitucionais.

O Mausoléu do Obelisco abriga os restos mortais dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, assassinados em 23 de maio de 1932 por tropas getulistas durante uma manifestação a favor de uma Assembleia Nacional Constituinte e o restabelecimento da democracia.
 
A morte dos quatro jovens foi o estopim de um movimento que culminou com o levante iniciado em 9 de julho de 1932 por combatentes constitucionalistas contra tropas militares enviadas por Getúlio. O maior conflito do século 20 no Brasil reuniu civis e militares paulistas em resistência contra forças federais, além de apoio maciço da população de São Paulo.

No dia 2 de outubro de 1932, o confronto na capital e no interior paulista terminou com a rendição das tropas estaduais, mas se tornou símbolo da resistência de São Paulo em defesa da Constituição, da liberdade e da democracia. A Revolução Constitucionalista levou Vargas a convocar uma Assembleia Constituinte e reabrir o Congresso com eleições gerais em 1934.

Monumento

O Mausoléu do Obelisco também é local de sepultamento de mais de 700 combatentes paulistas que perderam a vida na Revolução de 1932. O projeto do maior monumento da capital é do artista plástico ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili, com construção em mármore travertino capitaneada pelo engenheiro alemão Ulrich Edler.

O Obelisco do Ibirapuera, como também é conhecido, foi inaugurado em 9 de julho de 1955. Tem 72 metros de altura e ocupa uma área de 1.932 metros quadrados.