SAÚDE
Governo de SP promove Dia D de vacinação contra gripe neste sábado (10)
Ação visa a imunização da população dos grupos prioritários

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realiza neste sábado (10) o Dia D de vacinação contra a gripe, em uma grande mobilização que acontece simultaneamente nos 645 municípios paulistas. A ação faz parte da campanha nacional contra a influenza e tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e reforçar a importância da imunização antes do período de maior circulação do vírus.
A campanha é voltada a 19,3 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, como crianças de até 6 anos, gestantes, puérperas, idosos, pessoas com comorbidades, entre outros. Os municípios têm autonomia para definir estratégias locais de vacinação, mas o foco é ampliar o acesso e garantir proteção aos mais vulneráveis.
Atualmente, a cobertura entre os públicos-alvo está em apenas 16,1% no Estado. A meta da Secretaria da Saúde é atingir 90% de cobertura entre os grupos elegíveis, principalmente crianças, gestantes e idosos, para evitar complicações, internações e mortes causadas pelo vírus da gripe.
A diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Tatiana Lang D’Agostini, reforça a importância da vacina:
“A vacinação é a maneira mais eficaz de se proteger contra a gripe. Ela é segura, atualizada todos os anos e ajuda a evitar formas graves da doença, já que o vírus da influenza sofre mutações frequentes.”
A vacina contra a gripe tem duração de proteção de cerca de um ano, por isso é fundamental se imunizar anualmente. A campanha estadual começou no dia 28 de março e, até agora, 11,6 milhões de doses já foram enviadas aos municípios.
Além da vacinação, o governo do Estado também lançou o portal Vacina 100 Dúvidas, que reúne as perguntas mais comuns sobre imunização, efeitos colaterais, eficácia e os riscos de não se vacinar.
QUEM DEVE SE VACINAR?
Confira os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Gestantes e puérperas
Idosos com 60 anos ou mais
Profissionais da saúde e da educação
Povos indígenas e quilombolas
Pessoas com deficiência permanente
Pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais
Caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo
Profissionais das Forças Armadas, de segurança e salvamento
Trabalhadores dos Correios e portuários
Pessoas em situação de rua
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas
A vacina da gripe é gratuita e está disponível nas unidades básicas de saúde. Basta apresentar um documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação.