Grupo que enviou 17 toneladas de cocaína à Europa é alvo da PF

Agentes cumprem mais de 530 mandados judiciais no Brasil e no Paraguai

Grupo que enviou 17 toneladas de cocaína à Europa é alvo da PF -


A Polícia e a Receita Federal realizam, nesta quinta-feira (30), a Operação Hinterland, que visa desmantelar uma organização criminosa responsável pelo envio de 17 toneladas de cocaína à Europa. As informações são do portal SBT News. A ação, realizada com apoio da Agência da União Europeia para Cooperação Policial (Europ), conta com mais de 200 agentes.


Ao todo, são cumpridos 17 mandados de prisão preventiva e 37 de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Amazonas e Rondônia, e na cidade de Assunção, no Paraguai. Também são executados os sequestros de 87 bens imóveis, 173 veículos, uma aeronave e bloqueios de contas bancárias dos investigados.



Segundo os agentes, a investigação começou em 2021, a partir de informações recebidas pela Polícia Federal de que 316 quilos de cocaína haviam sido apreendidos na cidade de Hamburgo, na Alemanha, em dezembro de 2020. A apuração indicou que a droga produzida na Bolívia era remetida para o Brasil por um fornecedor paraguaio.

Após armazenada pela organização criminosa, a droga era inserida em cargas regulares de logística, sem o conhecimento dos contratantes, mascarada com outros insumos. Já no continente europeu, o grupo comprador furtava a parte da carga regular que continha a cocaína e distribuía o entorpecente em diversos países da Europa.

"Em dois anos de investigação, foi comprovado que a organização criminosa movimentou 17 toneladas de drogas que tinham como destino a Europa, sendo que 12 toneladas foram apreendidas", disse a Polícia Federal.