Haiti decreta três dias de luto por vítimas de terremoto

A partir desta 3ª feira (17.ago) serão realizados três dias de luto nacional no Haiti pelas vítimas do terremoto que atingiu o país no último dia 14, deixando 1,4 mil mortes e mais de 6,8 mil feridos. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry, na noite de 2ª feira (16.ago).

"Todos estão bem conscientes que estamos vivendo uma nova situação catastrófica que está causando muito sofrimento", disse o premiê, que lamentou a perda de "tantas vidas" e ordenou que todos os prédios públicos que ficaram de pé coloquem as bandeiras a meio mastro. Henry pediu ainda a união e solidariedade entre os haitianos, mesmo com as tensões devido ao assassinato do presidente Jovenel Moise, em 7 de julho.


Além da devastação causada pelo tremor, que alcançou 7,4 na escala Richter, o país ainda sofre com os estragos causados pelo ciclone tropical Grace, que atingiu o sudoeste do território na noite de ontem. O ciclone levou fortes chuvas e rajadas de vento de até 75 quilômetros por hora, o que dificultou a busca de bombeiros e socorristas por sobreviventes do terremoto.

O tremor registrado foi o terceiro grande desastre natural ocorrido no Haiti em 11 anos, destruindo cerca de 40 mil casas e prédios. Em 2010, um terremoto de magnitude parecida atingiu o país, deixando 200 mil mortos e 300 mil feridos. Em 2016, um furacão também afetou o território, provocando a morte de centenas de pessoas e deixando milhares de desabrigados.