Instituto Butantan vai desenvolver soro anticovid-19

Instituto Butantan vai desenvolver soro anticovid-19 - Divulgação/SBT


O Instituto Butantan iniciou um estudo para desenvolvimento de substância que poderá ser utilizada no tratamento de Covid-19 para amenizar sintomas, principalmente de pacientes em estado grave. A proposta não é a de prevenção ou cura.


O teste em fase clínica acontece por meio da inativação do Sars-cov-2 e injeção de várias doses em cavalos. Os animais então são observados para avaliar se foi estimulada a produção de anticorpos. Caso seja constatada uma resposta imune satisfatória, é coletado seu plasma sanguíneo que passa por processo de purificação para então ser transformado em soro.

A técnica utilizada é semelhante ao processo de produção do soro antirrábico, por exemplo, que também é feito pelo Butantan e amplamente administrado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma vez fabricado o medicamento, o próximo passo é submetê-lo a outros testes para avaliar o efeito dele em outras espécies, além da segurança e eficácia em humanos. Somente depois disso e do registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o produto poderá ser indicado para casos confirmados do novo coronavírus.

"A expectativa é que o soro possa ser administrado para o tratamento de pessoas com Covid-19, especialmente aquelas com potencial de agravamento dos sintomas. É um estudo inicial, mas que, com a expertise do Butantan em desenvolvimento e produção de soros, pode se tornar um importante aliado no combate à mortalidade relacionada a essa doença", afirma o diretor do instituto, Dimas Covas.