​Inventor do biribol, Dario Miguel Pedro morre aos 85 anos, em Birigui

Professor sofreu complicações após ser infectado pela covid-19 e não resistiu

​Inventor do biribol, Dario Miguel Pedro morre aos 85 anos, em Birigui - Reprodução


O inventor do biribol e professor Dario Miguel Pedro morreu na manhã desta terça-feira (13), aos 85 anos. Dario foi mais um a perder a batalha após sofrer complicações causadas pela covid-19.


Dario inventou o biribol na década de 1960, durante um churrasco na casa de um amigo, como uma brincadeira para espantar o calor. O esporte - uma espécie de vôlei dentro de uma piscina - foi amplamente praticado em todas as partes do Brasil e do mundo ao longo dos anos.

O professor patenteou o esporte em​​ 1968, com regras específicas para que o esporte ficasse mais regrado. Foi neste ano que ele decidiu homenagear a cidade natal, Birigui, colocando o nome da modalidade para biribol. O jogo, praticado entre duas equipes, conta com uma piscina de 1,30m de profundidade e metragem de 8m por 4m, dividida ao meio por uma rede. As partidas desenvolvem-se em melhor de três ou de cinco sets. As regras são parecidas com a do vôlei.

A “brincadeira” deu tão certo que ganhou adeptos em todo o Brasil e até em outros países da Europa e América do Sul. O sonho de seu inventor era que o Biribol, considerado o único esporte genuinamente brasileiro, integrasse as Olimpíadas.

Sua paixão pelo esporte, aliás, era tanta, que ele mesmo mandou construir o seu próprio túmulo, que tem uma bola que faz alusão ao Biribol.​ ​O corpo de Dario Miguel Pedro será sepultado no Cemitério da Saudade, em Birigui, às 13h. Não haverá velório.

Em 2019, o SBT Interior fez uma reportagem especial com o professor e contou a história do esporte. Ao repórter Flávio Zani, ele garantiu que não tinha medo de morrer. "Até porque, depois que fecha tudo aqui [no cemitério], o pessoal vem aqui [no túmulo construído] para jogar biribol". (Com informações do RP10)