Itamar Borges é o novo presidente da Comissão de Atividades Econômicas da Alesp

Novo presidente do colegiado defende "reindustrialização do Estado de São Paulo"; Helinho Zanatta, do PSC, é escolhido vice da comissão

Itamar Borges é o novo presidente da Comissão de Atividades Econômicas da Alesp - Divulgação/ Alesp


A Comissão de Atividades Econômicas (CAE) da Alesp realizou, no início da tarde desta quarta-feira (26), a eleição de presidente e vice-presidente do colegiado para o primeiro biênio da 20ª Legislatura. Itamar Borges (MDB) foi eleito presidente do órgão e Helinho Zanatta, do PSC, foi escolhido pelos pares para a vice-presidência.


A sessão especial foi presidida pela deputada Márcia Lia (PT), por ser a mais velha entre os membros do órgão, conforme prevê o Regimento Interno da Casa. Márcia, em seguida, recebeu as indicações de Itamar Borges e Mônica Seixas (PSol) para a presidência da comissão. Por 9 a 1, Itamar Borges foi escolhido para conduzir os trabalhos do colegiado.

"Muito obrigado a todos. Cumprimento a deputada Mônica, uma colega aguerrida. Tenho orgulho de participar desta comissão desde que cheguei nesta Casa", disse Itamar Borges ao assumir a presidência. "Agricultura, comércio e indústria são temas muito importantes da economia. Tenho falado com os secretários das pastas e teremos desafios importantes pela frente", completou o deputado.

Principais pautas e novo vice-presidente

Itamar passou a listar algumas pautas que serão levadas pelos trabalhos da CAE, como as propostas do governador Tarcísio de Freitas para a regionalização do ICMS, medida que visaria reduzir a guerra fiscal, e mais incentivos às indústrias paulistas. "Há um desafio a se enfrentar: a reindustrialização do Estado de São Paulo. Contem comigo para trabalharmos juntos nesses assuntos", afirmou Borges.

Itamar seguiu para a escolha do novo vice-presidente da comissão. Helinho Zanatta foi eleito por 9 votos. "Essa comissão tem um papel muito importante em ajudar o governo e a população do nosso Estado. Muito obrigado pela confiança e pelo voto", afirmou Zanatta ao assumir a vice-presidência. 

Conheça a Comissão de Atividades Econômicas

De acordo com o Regimento Interno da Alesp, as comissões permanentes são órgãos técnicos, formados por deputados, que apreciam projetos de lei, emendas e outras proposições antes que as matérias sejam votadas em Plenário. No total, o Parlamento Paulista conta com 21 colegiados, atualmente.

A CAE conta com 11 membros efetivos e aprecia matérias relativas ao desenvolvimento da Indústria e Comércio no Estado. Também cabe ao colegiado a análise de proposições voltadas para a agricultura, pecuária e economia agrícola de São Paulo.

Confira a lista de membros e suplentes da CAE

Itamar Borges (MDB) - Presidente (substituto: Jorge Caruso)

Helinho Zanatta (PSC) - Vice-presidente (substituto: Dr. Elton)

Lucas Bove - PL (substituta: Dani Alonso)

Bruno Zambelli - PL (substituto: Marcos Damasio)

Thainara Faria - PT/PCdoB/PV (substituto: Eduardo Suplicy)

Márcia Lia - PT/PCdoB/PV (substituto: Luiz Claudio Marcolino)

Carla Morando - PSDB/Cidadania (substituto: Rafa Zimbaldi)

Sebastião Santos - Republicanos (substituto: Tomé Abduch)

Edmir Chedid - União Brasil (substituto: Daniel Soares)

Monica Seixas do Movimento Pretas - PSOL/Rede (substituto: Carlos Giannazi)

Leonardo Siqueira - NOVO (sem substituto)