Jurgen Klopp é eleito melhor treinador da Inglaterra e tem temporada coroada

Jurgen Klopp é eleito melhor treinador da Inglaterra e tem temporada coroada -


Jürgen Klopp foi eleito o melhor técnico da temporada inglesa pela Associação de Treinadores da Liga Inglesa. O alemão comandou o Liverpool na campanha do título nacional depois de 30 anos de jejum. O prêmio foi anunciado por Alex Ferguson, que fez história no comando do Manchester United por mais de 20 anos e é uma lenda no futebol inglês e mundial. O troféu, inclusive, leva o nome do lendário treinador.


"Você merece isso. O nível de desempenho do seu time foi excelente na temporada. Sua personalidade permeia todo o clube. Foi uma temporada maravilhosa", afirmou Ferguson. "Vou perdoá-lo por me acordar às 3h30 da manhã para me dizer que você ganhou a liga. É totalmente merecido de qualquer maneira. Bom trabalho", brincou o ex-treinador do Manchester United.

Em resposta, Klopp exaltou a história de Sir Ferguson e relembrou o primeiro encontro que eles tiveram e falaram muito de futebol. Liverpool e Manchester United são considerados os maiores rivais do Campeonato Inglês. "Sei que não é 100% adequado para um técnico do Liverpool, mas eu o admiro. Lembro que você foi o primeiro treinador britânico que conheci", disse o alemão. "Tomamos café da manhã juntos. Não sei se ele se lembra, mas para mim foi como conhecer o papa. Foi absolutamente ótimo e desde a primeira vez que nos damos bem", acrescentou.

Chris Wilder, vencedor do prêmio no ano passado, após a sua grande temporada no Sheffield United, foi o segundo na votação no retorno deste modesto clube à elite do Campeonato Inglês. A Inglaterra talvez tenha atualmente o futebol mais competitivo da Europa. É onde estão bons jogadores e alguns dos times mais badalados, passando o interesse ao futebol espanhol, por exemplo

A UM PONTO DO RECORDE

Campeão ainda na 31.ª rodada (sete de antecedência), o Liverpool somou incríveis 99 pontos. Ficou a apenas um de igualar o recorde do Manchester City, que alcançou 100 na temporada 2017/2018. O Liverpool teve começo de temporada arrasador na Inglaterra. Conquistou 61 pontos dos 63 possíveis, algo nunca visto nas cinco principais ligas europeias. Foram 23 vitórias consecutivas em casa. A equipe chegou a ostentar um ano de invencibilidade, somando a temporada passada e esta.

Atual campeão europeu e mundial, o Liverpool foi eliminado da Liga dos Campeões da Europa nesta temporada para o Atlético de Madrid, da Espanha. No ano passado, com as conquistas, Klopp já havia sido eleito o melhor técnico pela Fifa.

Aos 53 anos, o treinador já soma nove títulos na carreira: Campeonato Alemão (2010/2011 e 2011/2012), Copa da Alemanha (2011/2012) e Supercopa da Alemanha (2013 e 2014), pelo Borussia Dortmund; Liga dos Campeões da Europa (2018/2019), Supercopa da Uefa (2019), Mundial de Clubes da Fifa (2019) e Campeonato Inglês (2019/2020), pelo Liverpool.