Levantamento mostra o que o Brasil pesquisou em 2020

SBT News apresenta compilado das principais buscas dos internautas neste ano atípico

Levantamento mostra o que o Brasil pesquisou em 2020 - Divulgação


Um ano repleto de dúvidas. Mais do que nunca, buscar informação foi necessário. Em 2020, fomos apresentados a uma série de termos, conceitos e personagens que nunca havíamos ouvido falar. 


O brasileiro pesquisou de tudo na internet, desde informações sobre o coronavírus até receitas de pão caseiro.

Com base nos dados do Google Trends, o SBT News separou três temas que os brasileiros mais buscaram em 2020.

Buscas do ano

Coronavírus - O item mais procurado do ano, o brasileiro passou a se interessar pelo tema no fim de janeiro, quando os primeiros casos surgiram na China e na Europa. O pico da pesquisa aconteceu na segunda semana de março, quando a doença começou a chegar no Brasil

Auxílio Emergencial - O brasileiro buscou sobre o tema a partir do fim de março, quando o governo anunciou o pagamento das parcelas de R$ 600. A maior parte das pesquisas vieram das regiões Norte e Nordeste do país.

Eleições 2020 - As eleições municipais no Brasil impulsionaram as pesquisas sobre o tema. Dúvidas como a data da votação, que foi adiada pela pandemia, impactaram o tema.

Eleições EUA - As eleições americanas também foram tema de interesse dos brasileiros. Dúvidas sobre o sistema eleitoral americano e a demora no anúncio dos resultados alavancaram as pesquisas

O que é?

O que é lockdown? No começo de maio, a palavra começou a tomar conta dos noticiários e também das pesquisas dos brasileiros. No auge da pandemia, entender o conceito da proibição de circulação, se ele ia acontecer efetivamente e até como escrever o termo foi tema de pesquisa.

O que é quarentena? Quando as primeiras notícias das quarentenas na Europa chegaram no Brasil, o brasileiro correu para saber o que de fato era isso. Quanto tempo dura uma quarentena? Pra que serve? É necessário?

O que é pandemia? O termo "epidemia" já era largamente conhecido: epidemia de gripe, de dengue, de zika e chikungunya? o Brasil já enfrentou várias. Mas o mundo se surpreendeu quando a OMS declarou a pandemia no dia 11 de março. Na mesma semana, o termo atingiu o pico nas pesquisas do Google.

O que é cadastro único? Quando começou a corrida pelo auxílio emergencial, os brasileiros correram para pesquisar o que era o cadastro único e como ele poderia facilitar na hora de obter o benefício

Personalidades do ano

Donald Trump - O presidente norte-americano foi a personalidade mais pesquisada pelos brasileiros em 2020. Em junho, no auge da pandemia nos EUA, os brasileiros pesquisaram a orientação de Trump sobre o uso da hidroxicloroquina. Em novembro, por conta das eleições americanas, houve mais um aumento nas pesquisas

Luiz Henrique Mandetta - O ex-ministro da Saúde foi tema das pesquisas a partir das notícias da demissão, no mês de abril. O interesse nele, porém, já vem de antes: as primeiras pesquisas começaram em março, no início da pandemia, com as primeiras orientações do Ministério da Saúde.

Joe Biden - O presidente eleito dos EUA ficou em terceiro lugar nas pesquisas dos brasileiros desde que a eleição americana foi esquentando. As propostas de Joe Biden, o seu posicionamento sobre a Amazônia e a sua vice, Kamala Harris, também foram temas de pesquisa.

Sérgio Moro - O ex-ministro da Justiça foi pesquisado a partir dos primeiros indícios de que ele poderia ser demitido pelo presidente Jair Bolsonaro. Os motivos da demissão e entrevistas de Moro foram os temas procurados.

O Google Trends é um serviço do Google que monitora os principais temas pesquisados por países e regiões.