Liverpool, Inter e Porto classificados: restam 4 vagas às oitavas da Champions; veja os resultados

Para última rodada, oito times ainda têm chance de classificação, enquanto outros sete brigam pela liderança de seus grupos

Liverpool, Inter e Porto classificados: restam 4 vagas às oitavas da Champions; veja os resultados - Reprodução/Adidas


A 5ª rodada da fase de grupos da Champions League acabou e decretou a classificação de muitos gigantes, mas também a eliminação de outros. Nesta quarta-feira (26), Liverpool, Inter de Milão e Porto se juntaram a Napoli, Club Brugge, Bayern de Munique, Chelsea, Real Madrid, Manchester City, Borussia Dortmund, PSG e Benfica, e estão garantidos nas oitavas de final.


Como nem todos podem comemorar, Juventus, Barcelona, Ajax e Atlético de Madrid deram adeus à competição. Agora, restam a esses clubes a terceira colocação, que dá vaga à Europa League. Os quartos colocados não disputam mais nenhuma competição internacional na temporada.

Veja os resultados que fecharam a 5ª rodada da Champions League:

Ajax 0 x 3 Liverpool

O Ajax precisava da vitória para manter viva a esperança de classificação no Grupo A. Ao invés disso, os holandeses tomaram três do Liverpool, com gols de Salah, Darwin Núñez e Harvey Elliott, e deram adeus à competição. Os ingleses receberão o Napoli na última rodada, valendo a primeira posição do grupo. 

Napoli 3 x 0 Rangers

O Napoli venceu o Rangers por 2 a 0, com gols de Simeone (2x) e Oestigaard, e manteve o 100% de aproveitamento no Grupo A. Na última rodada, os italianos enfrentarão o Liverpool, na briga pela primeira posição do grupo. 

Club Brugge 0 x 4 Porto

Até então invicto, o já classificado Club Brugge recebeu o Porto, na Bélgica, na briga pela primeira colocação do Grupo B. No entanto, o time português foi letal e goleou os mandantes com gols de Taremi (2x), Evanilson e Eustáquio. Com o empate entre Atlético de Madrid e Bayer Leverkusen, o Porto garantiu a classificação antecipada às oitavas da Champions. 

Atlético de Madrid 2 x 2 Bayer Leverkusen

Após a vitória do Porto no primeiro horário, o Bayer Leverkusen entrou em campo sem chance de classificação, e ao Atlético de Madrid só a vitória interessava. O empate eliminou as duas equipes, que brigarão pela vaga na Europa League na última rodada. Carrasco e De Paul marcaram para o time da casa, enquanto Diaby e Hudson-Odoi fizeram para os visitantes. 

No último lance da partida, Carrasco perdeu um pênalti, e após dois rebotes e uma bola na trave, a equipe da casa se viu eliminada da competição. Emoção até o fim. 

Inter de Milão 4 x 0 Viktoria Plzen

 A Inter de Milão dependia só de si para se classificar e eliminar o Barcelona no Grupo C, e não decepcionou. Com gols de Mkhitaryan, Dzeko (2x) e Lukaku, os italianos golearam o "patinho feio" Viktoria Plzen e se juntaram ao Bayern de Munique, com vagas garantidas no mata-mata da Champions. 

Barcelona 0 x 3 Bayern de Munique 

O Barcelona entrou no Camp Nou eliminado após ver a vitória da Inter de Milão no primeiro horário. E mesmo com Lewandowski em campo, não conseguiu parar a máquina alemã. O Bayern de Munique manteve o 100% de aproveitamento no grupo da morte com gols de Sadio Mané, Choupo-Moting e Pavard. 

Tottenham 1 x 1 Sporting

O Tottenham recebeu o Sporting com a possibilidade de abrir vantagem na liderança do Grupo D e garantir a classificação. Em vez disso, apenas empatou e deixou tudo aberto para a última rodada. Os gols foram de Marcus Edwards e Bentancur. 

Eintracht Frankfurt 2 x 1 Olympique de Marselha 

O Eintracht Frankfurt venceu o Olympique de Marselha, com gols de Kamada e Kolo Muani, e segue firme na briga pela classificação às oitavas da Champions. Guendouzi fez o gol dos franceses, que ainda têm chance de garantir a vaga no mata-mata na última rodada. 

Confira abaixo a situação de todos os grupos da Champions League




Grupo A

Napoli, com 15 pontos, e Liverpool, com 12, estão classificados. As equipes se enfrentarão em Anfield na última rodada para definir quem fica com a primeira posição. O Ajax tem três pontos e o Rangers ainda está zerado. Os escoceses precisam de um milagre para ficar com a vaga da Liga Europa, já que têm 11 gols tomados a mais que os holandeses.

Grupo B

Outro grupo que somente a posição dos líderes está em jogo é o B: Club Brugge (10 pontos) e Porto (9). Atlético de Madrid (5) e Bayer Leverkusen (4) brigam pela Liga Europa. A última rodada será entre Leverkusen x Brugge e Porto x Atlético de Madrid.

Grupo C

O grupo da "morte" da temporada teve sua definição total a uma rodada do fim. Com cinco vitórias, o Bayern já garantiu a primeira posição, seguido da Inter de Milão, com 10 pontos, Barcelona, com quatro, e Viktoria Plzen, que perdeu todos os jogos.

Grupo D

O Grupo D pode ser considerado o mais emocionante da última rodada da Champions. Isso porque todos os times têm chances de classificação. O primeiro colocado Tottenham (8) vai à França enfrentar o quarto Olympique de Marselha (6). Já o vice-líder Sporting (7) recebe em Portugal o Eintracht Frankfurt, que também tem sete pontos.

Grupo E

Com 10 pontos e vantagem no confronto direto, o Chelsea já tem a primeira colocação do Grupo E garantida. Milan (7) e Red Bull Salzburg (6) jogam na Itália pela segunda vaga. O lanterna Dinamo Zagreb, com quatro pontos, corre por fora por uma vaga na Europa League.

Grupo F

O Real Madrid já tinha garantido sua classificação na 4ª rodada, mas ainda precisa confirmar a primeira posição, já que tem 10 pontos. Shakhtar Donetsk (6) e RB Leipzig (9) jogam na Polônia, local onde os ucranianos estão mandando seus jogos, pela segunda vaga. O Celtic está eliminado com dois pontos.

Grupo G

O Manchester City chegou a 11 pontos e garantiu a primeira colocação do Grupo G, que já está completamente definido. O Borussia Dortmund é o segundo colocado, com oito pontos, o Sevilla é o terceiro, com cinco, e o Copenhagen é o lanterna, com dois. Além da pontuação, nada mais mudará.

Grupo H

PSG e Benfica garantiram suas classificações na 5ª rodada e definirão as posições na próxima semana. Os dois têm 11 pontos, mas os franceses ficam à frente no saldo de gols. PSG enfrenta a Juventus, na Itália, enquanto o Benfica pega o lanterna Maccabi Haifa em Israel. Os dois eliminados também brigam entre si para a vaga na Liga Europa.