‘Tamanduazinhos’, de gestação rara, são acolhidos no Zoo de Rio Preto

Gestação gemelar é extremamente rara para a espécie; animais são órfãos e recebem cuidados

‘Tamanduazinhos’, de gestação rara, são acolhidos no Zoo de Rio Preto  - Ivan Feitosa/SMCS


O Zoológico de São José do Rio Preto (SP), acolheu três filhotes fêmeas de tamanduá-bandeira (nome científico Myrmecophaga tridactyla), recuperados em situação de risco na natureza, dedicando-lhes agora os cuidados necessários. Os filhotes são órfãos e teriam pouca chance de sobreviver sem a ajuda da mãe. Dois dos espécimes são ainda gêmeos, algo extremamente raro para a espécie.


“Elas chegaram aqui com cerca de 20 dias de vida, com cordão umbilical em fase de cicatrização. O nascimento de gêmeos de tamanduá-bandeira até já foi registrado em cativeiro, mas ainda não há registros oficiais na natureza”, conta o veterinário  Guilherme Guerra, gestor do zoológico . 

As tamanduás gêmeas foram encontradas em uma propriedade rural de Votuporanga, abraçadas ao corpo da mãe, que foi morta com um tiro na região dianteira do corpo. Não há indícios sobre o atirador. A Polícia Ambiental foi acionada pelo dono da propriedade e encaminhou os filhotes para o Zoológico Municipal no dia 1º de junho. Elas pesavam 1,3 kg e 1,5 kg e estavam em boa situação geral de saúde.

Na última semana, a instituição recebeu mais um filhote de tamanduá-bandeira, também fêmea e órfã, desta vez encontrada na cidade de Palestina. A idade deste espécime foi estimada em 20 dias. Ela chegou ao zoológico pesando 1,3 kg.

A alimentação dos três filhotes é feita com uma fórmula láctea, criada para ser o mais próximo possível do leite que receberiam da mãe. São oferecidas mamadeiras de 30 mililitros cada, quatro vezes ao dia. Os filhotes ficam em reabilitação durante o seu crescimento, até que possam ser destinados a algum programa de soltura monitorada. Caso a soltura não seja possível, os animais passam a fazer parte dos programas de conservação em cativeiro. 

Os filhotes de tamanduá estão recebendo cuidados na área de clínica do zoológico, portanto, não estão em exibição ao público.