Luiza Trajano diz a presidente do BC que muitos quebrarão

Empresária que comanda o Magazine Luiza fez forte crítica ao atual nível da taxa Selic, mantida em 13,75%

Luiza Trajano diz a presidente do BC que muitos quebrarão - Divulgação


A empresária Luiza Trajano, que comanda o Magazine Luiza, participou na última segunda-feira (12), ao lado do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de um evento do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo. Na ocasião, ela fez forte crítica ao atual nível da taxa básica de juros, a Selic, mantida em 13,75% ao ano. A informação é da revista CartaCapital.


Segundo a reportagem, Trajano pediu um sinal para que os juros sejam baixados.

“A nossa realidade é diferente. O varejo puxa tudo, a indústria, a construção. Estamos tendo excesso de produto, as indústrias não têm onde colocar, nem sempre esse remédio amargo também resolveu a inflação”, afirmou Trajano a Campos Neto. “Se estou defendendo, é pela pequena e média empresa. Queria pedir, por favor, para dar um sinal de baixar esses juros. Uma coisa é, dentro de uma sala, a gente pensar tecnicamente, mas outra coisa é a realidade”, disse a empresária.  

“Sem um sinal, não vamos aguentar. Quantas lojas aqui já foram fechadas? Quantas pessoas já foram mandadas embora? A desigualdade social é muito grande. É o emprego que salva as pessoas. Queria te pedir, em nome dos brasileiros, para dar um sinal, e não é de 0,25 ponto, que é muito pouco. Precisamos de mais”, ressaltou Trajano, de acordo com a reportagem da CartaCapital.

Em resposta, o presidente do Banco Central teria dito que voltaria ao evento no ano que vem e que a avaliação de 2023 será positiva.

A empresária teria devolvido: “Vai ter muita gente quebrada, já”.