Lula e Alckmin recebem de Moraes diploma de presidente da República

O diploma é assinado por Moraes e marca o fim do processo eleitoral. A diplomação atesta o resultado das urnas e confirma que o presidente eleito está apto para tomar posse em 1º de janeiro

Lula e Alckmin recebem de Moraes diploma de presidente da República - Instagram @lulaoficial


O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), receberam das mãos do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o diploma de Presidente da República Federativa do Brasil Moraes disse que a diplomação "expressa vontade das urnas".


O diploma é assinado por Moraes e marca o fim do processo eleitoral. A diplomação atesta o resultado das urnas e confirma que o presidente eleito está apto para tomar posse em 1º de janeiro. Lula iniciou, por volta das 14h40, muito emocionado o discurso no evento.

Discurso

Na abertura de seu discurso, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu a "coragem" do TSE e do STF em respeitar e garantir o andamento do processo eleitoral. "Poucas vezes na nossa história, a vontade popular foi tão colocada à prova e teve que vencer tantos obstáculos para enfim ser ouvida".

"Felizmente, não faltou quem defendesse nesse momento tão grave a nossa democracia. (...) Além da sabedoria do povo brasileiro, quero destacar a coragem do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, que enfrentaram toda sorte de ofensas, ameaças e agressões para fazer valer a soberania do voto popular. Cumprimento a cada ministro e a cada ministra do STF e do TSE pela firmeza na defesa da democracia e da lisura do processo eleitoral nesses tempos tão difíceis. A história há de reconhecer sua coerência e a fidelidade à Constituição", afirmou Lula.

Durante discurso, o presidente eleito Lula se emocionou ao lembrar de sua primeira diplomação. "Em 2002, lembrei da ousadia do povo brasileiro em conceder para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário, um diploma." O petista foi aplaudido pela plateia, que puxou o grito "Olé, olé, olé, olá, Lula, Lula".

Tom neutro

Em tom neutro, Moraes afirmou que a vitória da chapa foi "vontade do povo brasileiro".

"Pela vontade do povo brasileiro, expressa nas unas no dia 30 de outubro de 2022, o candidato pela coligação Brasil da Esperança formada por Federação Brasil, PT, PCdoB, Solidariedade, Federação PSOL-REDE, PSB, AGIR, AVANTE E PROS, Luiz Inácio Lula da Silva, foi eleito presidente da república federativa do Brasil. Em testemunha desse fato, a Justiça Eleitoral expediu-lhe este diploma que o habilita a investidura perante ao cargo perante ao Congresso Nacional em primeiro de janeiro de 2023 nos termos da Constituição Federal", disse Moraes.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou que a Justiça Eleitoral garantiu estabilidade democrática durante as eleições de 2022 e combateu ataques ao Estado constitucional. Durante discurso na cerimônia da diplomação da chapa Lula-Alckmin, o ministro relembrou o papel das redes sociais no pleito. "A utilização em massa das redes sociais foi desvirtuada por extremistas. Extremistas, criminosos, milícias digitais passaram a atacar a mídia tradicional. Queriam substituir debate de ideias por suas mentiras autoritárias e discriminatórias", disse.

Moraes ainda defendeu que os grupos extremistas integrantes de ações de divulgação de notícias falsas e de ódio nas redes sociais serão punidos. "Garanto que esses grupos extremistas serão integralmente responsabilizados", prometeu.

O ministro do TSE ressaltou que a diplomação é a "legitimação dos vencedores",