Marco Vinholi recebe o título de cidadão araçatubense na próxima sexta-feira

Marco Vinholi recebe o título de cidadão araçatubense na próxima sexta-feira - Governo de SP


O ex-secretário de Desenvolvimento Regional do Estado Marco Vinholi estará em Araçatuba na próxima sexta-feira (29) para receber o título de cidadão araçatubense em sessão solene da Câmara Municipal. As informações são do portal RP10.


O evento está marcado para iniciar às 19h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 6 da NET Digital), pelo YouTube e pelo Facebook, cujos links estão disponíveis no site www.aracatuba.sp.leg.br.

A honraria ao ex-secretário, que foi alçado coordenador-geral da campanha de João Doria (PSDB) à presidência, foi proposta pelo presidente da Câmara de Araçatuba, vereador Dr. Alceu, e aprovada em junho do ano passado pelo Legislativo.

Em sua justificativa, o parlamentar explicou que Vinholi vinha coordenando, como secretário, várias iniciativas do governo paulista que beneficiam a cidade e região.

Com 37 anos de idade, o político ficou conhecido pelo título de Embaixador do Interior do Estado pelo trabalho que vinha realizando nas 645 cidades paulistas no relacionamento com o governo.

“Seu objetivo era dialogar, ouvir as necessidades, integrar e articular parcerias e convênios com os municípios, além de fiscalizar e cobrar resultados”, explicou Dr. Alceu, destacando que Vinholi já recebeu mais de 100 títulos de cidadão no Estado de São Paulo.

Vinholi nasceu na capital paulista, mas sua base eleitoral é em Catanduva (SP), cidade onde seu pai, Geraldo Vinholi, foi prefeito por duas vezes.

Trajetória Política

Sua trajetória política teve início no movimento estudantil, como presidente do Centro Acadêmico Leão XIII (PUC), diretor da União Estadual dos Estudantes (UEE) e União Nacional dos Estudantes (UNE).

Foi coordenador nacional de Empreendedorismo Juvenil, no Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) e diretor do departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude, órgão do Governo Federal.

Em São Paulo foi diretor da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, em 2015 e coordenou o Vivaleite, o maior programa de segurança alimentar da América Latina. Neste período foi vice-presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Condeca).

Formado em Administração de Empresas pela PUC/SP, com especialização em Gestão Empresarial pela FGV, foi Deputado Estadual e Líder do PSDB na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. No parlamento foi relator de CPIs da Cartelização de Citricultura e do Detran, Membro titular das Comissões de Finanças, Orçamento e Planejamento; de Educação e Cultura; de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, Cidadania, Participação e das Questões Sociais; de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação; e Fiscalização e Controle.

Por dois anos consecutivos, foi escolhido relator do Orçamento do Estado de São Paulo, designando e aprovando recursos para o exercício 2018 e 2019, para 645 municípios paulistas, com foco principal nas áreas social, saúde, educação, meio ambiente e infraestrutura. Foi coordenador das frentes Parlamentares em Defesa dos Estudantes, de Apoio de Combate ao Câncer e das Relações exteriores e vice-coordenador da Frente em Prol do Transporte Metroferroviário (Fetram).

Atualmente, é presidente estadual do PSDB. Anteriormente foi membro da Executiva e do Conselho Fiscal. Vice-presidente da Juventude Estadual do PSDB e coordenador regional do PSDB, eleito por prefeitos, ex-prefeitos e vereadores de toda a região de Araçatuba.