Médico referência em Segurança do Paciente visita o Hospital Unimed Araçatuba

Em referência ao mês de Segurança do Paciente, o Hospital Unimed Araçatuba realiza diversas ações sobre o tema

Médico referência em Segurança do Paciente visita o Hospital Unimed Araçatuba - Divulgação


Em comemoração ao Dia Nacional da Segurança do Paciente, celebrado em 1º de abril, o Hospital Unimed Araçatuba (HUA) recebeu o Dr. José Ribamar Branco, renomado médico infectologista e fundador do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP). Durante sua visita, o especialista que é reconhecido nacionalmente pela sua expertise em segurança do paciente, percorreu diversas áreas do complexo hospitalar e ministrou uma série de apresentações voltadas à equipe assistencial e aos gestores da instituição.


O enfoque principal abrangeu uma análise do ambiente de segurança em instituições de saúde, tanto no Brasil quanto no exterior. Além disso, foram compartilhados dados estatísticos relevantes, análises comparativas de casos reais e ressaltou-se o papel crucial da inteligência artificial na otimização dos processos de saúde.

Para Edemir Beltrame, diretor administrativo do Hospital Unimed Araçatuba, a realização desse tipo de ação é essencial para a melhoria contínua dos processos.

"Sempre há espaço para treinamento adicional e para complementar informações. A participação do Dr. Branco enriqueceu significativamente nosso trabalho", enfatizou o dirigente.

Por sua vez, a gerente administrativa da unidade, reforçou o compromisso da instituição em minimizar ao máximo as ocorrências com pacientes durante o atendimento. "Estamos totalmente dedicados a esse objetivo. Embora saibamos que a eliminação completa é impossível, faremos todo o possível para evitar qualquer incidente com nossos pacientes", destacou Marilena Ninomiya.


Atividades programadas para o mês da Segurança do Paciente

Além do ciclo de apresentações voltadas à equipe assistencial e aos gestores da instituição realizadas pelo Dr. José Ribamar Branco, estão programadas outras atividades para o treinamento dos colaboradores ao longo do mês de abril.

Uma delas é um game chamado “Decifrando o Enigma da Segurança”. Trata-se de uma atividade lúdica que desafia os colaboradores a decifrar dicas e pistas relacionados à segurança do paciente, fortalecendo a cultura de segurança.

Uma das principais vantagens do game é a capacidade de tornar o aprendizado sobre segurança do paciente mais acessível e divertido.

(Divulgação)

NSP do Hospital Unimed Araçatuba

O Hospital Unimed Araçatuba, em conformidade com a Resolução - RDC nº36 de 25 de julho de 2013 do Ministério da Saúde e alinhado ao Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), deu um importante passo em maio de 2014 ao implantar o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). 

Com o objetivo primordial de prevenir, controlar e reduzir incidentes, o NSP opera em conformidade com os padrões estabelecidos, promovendo uma abordagem proativa para garantir a segurança dos pacientes. "Acredito que nosso núcleo hospitalar é robusto e está em constante evolução, e o elemento chave para seu funcionamento eficaz é o engajamento da alta direção. Nesse período houve diminuição de eventos adversos no hospital”, declarou Ayako Sueta, responsável pelo Núcleo.

Atualmente, o NSP conta com uma equipe multiprofissional composta por 19 integrantes, os quais se reúnem mensalmente para discutir eventos adversos, alinhar estratégias e acompanhar as ações estratégicas voltadas à instituição.

Decifrando o Enigma da Segurança do Paciente" é um jogo lúdico que desafia os colaboradores a decifrar as dicas e pistas relacionados à segurança do paciente, fortalecendo a cultura de segurança. Uma das principais vantagens do jogo é a sua capacidade de tornar o aprendizado sobre segurança do paciente mais acessível e divertido, promovendo uma maior conscientização e engajamento por parte dos colaboradores.