​Merendeiras são presas por desviar alimentos de escola de Araçatuba

Caso aconteceu na Escola Estadual Arthur Leite Carrijo, localizada no bairro Umuarama

​Merendeiras são presas por desviar alimentos de escola de Araçatuba - Reprodução


Quatro merendeiras da Escola Estadual Arthur Leite Carrijo, localizada no bairro Umuarama, em Araçatuba, foram presas pela Polícia Militar e levadas ao plantão policial, sob suspeita de furtar alimentos enviados pela Secretaria Estadual de Educação, para a alimentação dos 430 alunos da unidade escolar.​ As informações são do portal RP10.​


O caso aconteceu no início da tarde desta terça-feira (12), após a PM receber uma denúncia anônima de que alimentos estariam sendo furtados por funcionárias da escola e colocados em uma caminhonete S-10, de cor branca.

Ao chegar ao local, os policiais, tenente Renato Reis, cabos Roque e Moizés e soldado Barcelo, se depararam com os alimentos, que haviam chegado hoje à escola, na carroceria do veículo. Dentre os itens estão cartela de ovos, macarrão, caixa de alho, laranja, mamão, abacaxi, banana e limão. Alguns têm o selo do Governo do Estado com a inscrição “Venda Proibida”.

Ao serem questionadas, as merendeiras, que são concursadas, disseram aos policiais militares que costumam sempre repartir os alimentos entre elas, com receio de que os itens estragassem, e que a direção da escola tinha conhecimento da prática. Uma das funcionárias assumiu a propriedade da caminhonete utilizada para transportar os alimentos.

A Polícia Militar informou às merendeiras que a prática configura furto, porque são produtos do Governo do Estado, e conduziu as funcionárias, o vice-diretor e o diretor à delegacia, para o registro de um boletim de ocorrência na Polícia Civil. O diretor da escola negou que tivesse conhecimento do desvio de alimentos. A caminhonete foi guinchada para a delegacia e, se for configurado crime, será recolhida pela polícia.

Merenda farta

A Escola Estadual Arthur Leite Carrijo atende a 430 alunos dos ensinos fundamental e médio. Como é de período integral, fornece café da manhã, almoço e lanche da tarde aos estudantes. A alimentação é toda feita na escola, que possui cozinha própria.

Segundo os próprios funcionários da instituição, a alimentação fornecida pelo Governo do Estado é farta e inclui verduras, proteínas e frutas.