Ministro da Infraestrutura critica Marco Regulatório e afirma continuidade da logística em evento da ABAD

Declaração foi dada durante o webinar Agenda Positiva para Desburocratização da Logística e Distribuição

Ministro da Infraestrutura critica Marco Regulatório e afirma continuidade da logística em evento da ABAD -


O Comitê de Logística ABAD/Abralog promoveu nesta sexta-feira (7) o webinar Agenda Positiva para Desburocratização da Logística e Distribuição, com a participação especial do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.


​​O evento foi transmitido pelo canal da ABAD no Youtube e contou também com os presidentes da ABAD, Emerson Luis Destro, e da Abralog, Pedro Francisco Moreira, além da mediação do tributarista e assessor jurídico das entidades, Alessandro Dessimoni, além de Marcelo Arantes, diretor de Supply do GPA e Rodrigo Arnús Koelle, líder de transporte e logística da Cargill ALL.

Emerson Destro, presidente da ABAD, falou sobre o auxílio que o governo federal tem dado ao setor.

“No governo atual, nosso setor é muito ouvido. O atual governo é menos Brasília e mais Brasil. Se trabalharmos em conjunto, conseguimos melhorar tudo para os nossos consumidores”, comentou.

O ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, explicou as decisões que foram tomadas visando o setor após a pandemia da covid-19, causada pelo novo coronavírus.

“Tomamos a decisão de não parar nada e manter a logística funcionando. Estamos sempre atuando em parceria com os governadores de cada estado”.

Ainda segundo ele, mesmo na pandemia todos os portos cresceram dois dígitos no primeiro semestre este ano.

Freitas comentou ainda que 11 arrendamentos portuários serão feitos ainda neste ano, além de 18 quilômetros de novas concessões.

MARCO REGULATÓRIO

De acordo com o ministro o Marco Regulatório da Logística, que é um conjunto de normas, leis e diretrizes que regulam o funcionamento de cada setor, onde agentes privados prestam serviços de utilidade pública, não é uma boa opção.

“A aprovação do Marco Regulatório para o setor de logística vai ajudar a engessar o setor. Esse marco não é bom para ninguém. Não me parece ser um bom caminho. Precisamos de um marco flexível que dê liberdade e alívio para o empresário e até mesmo para o trabalhador de forma tranquila. Temos um ambiente favorável para transformação”, finalizou.