Nadadora de 14 anos morre por complicações da covid-19 em Presidente Prudente

Ela estava internada desde quinta-feira (17), no Hospital Regional e acabou não resistindo

Nadadora de 14 anos morre por complicações da covid-19 em Presidente Prudente - Divulgação


A nadadora Mariana Franklin Ferreira Silva, de 14 anos, foi enterrada neste domingo (20), após morrer por complicações da covid-19, em Presidente Prudente (SP). A atleta havia sido afastada dos treinos e competições desde o dia 15 de novembro, quando começou a passar mal em um treino da equipe de natação.


No dia 26 de novembro, o resultado de um exame apontou que ela havia testado positivo para a covid-19. Ela seguiu rigorosamente o isolamento social. No dia primeiro de dezembro, o médico disse que ela estava bem e autorizou o retorno dela para os treinos e competições.

A adolescente participou de uma competição em Santos (SP). No dia 12, sábado, após retornar da competição, ela disse que não estava se sentindo bem e não compareceu nos treinos. No domingo (13), a menina acordou sentindo dores no corpo e na cabeça e acabou não indo para uma competição em Bauru (SP).

Na quinta-feira (17), ela teve uma piora e foi internada no Hospital Regional de Presidente Prudente. No sábado (19), ela acabou não resistindo e morreu no hospital.

Por meio de nota, a FAP (Federação Aquática Paulista) lamentou a morte da adolescente e ressaltou que todas as medidas contra a covid-19 foram tomadas nas competições e deixou um alerta.

“É com imenso pesar que a Federação Aquática Paulista comunica o falecimento de Mariana Franklin Ferreira Silva, atleta de 14 anos da Apan Prudente, por complicações da covid-19. Mariana participou do Campeonato Nacional Virtual de Integração, em Santos, nos dias 9 e 10 de dezembro. Sua equipe esteve presente no Paulistão FAP, em Bauru, nos dias 16 a 19 de dezembro. Todas as medidas de segurança foram tomadas e constantemente relembradas, orientadas e cobradas pela FAP em ambas as competições. Contudo, caso sinta algum sintoma, procure o serviço médico e informe a FAP, conforme Protocolo de Retorno. Em casos confirmados de covid-19, em até 14 dias após a realização do evento, é obrigatório informar à FAP, e a todos que tiveram contato com o participante infectado, para que todos os cuidados necessários à saúde sejam providenciados”, finaliza a nota.