EUA incluem 33 chinesas em lista de companhias sujeitas a controles de exportação

A decisão do Departamento de Comércio alerta os exportadores dos EUA de que agora precisarão de uma licença se quiserem enviar produtos para qualquer uma das empresas da lista

EUA incluem 33 chinesas em lista de companhias sujeitas a controles de exportação - Arquivo


O Departamento do Comércio dos Estados Unidos incluiu 33 empresas chinesas em uma lista vermelha com companhias de todo o mundo que estão sujeitas a um controle de exportação mais rigoroso porque as autoridades americanas não conseguiram fazer as verificações alfandegárias habituais.


"A capacidade de verificar a legitimidade e a confiabilidade das partes estrangeiras que recebem exportações dos EUA por meio da conclusão oportuna de verificações de uso final é um princípio fundamental do nosso sistema de controle de exportação", disse o secretário assistente do departamento para fiscalização de exportações, Matthew Axelrod, em comunicado.

Axelrod acrescentou que a adição de 33 empresas da China à chamada "Lista Não Verificada" "ajudará os exportadores dos EUA a conduzir a devida diligência e avaliar o risco da transação, e sinalizará ao governo da RPC República Popular da China a importância de sua cooperação na programação de verificações de uso final."

A decisão do Departamento de Comércio alerta os exportadores dos EUA de que agora precisarão de uma licença se quiserem enviar produtos para qualquer uma das empresas da lista.

O Departamento de Comércio realiza verificações de algumas empresas estrangeiras, ou "usuários finais", que recebem remessas de dentro dos EUA para garantir que as empresas existam e sejam negócios legítimos e que os produtos estejam sendo usados para os fins declarados. Isso é especialmente uma preocupação na China, onde produtos aparentemente destinados ao uso comercial acabam desviados para fins militares.

As verificações são normalmente coordenadas com o governo chinês Quando os EUA não conseguem realizar uma verificação ou não conseguem verificar a legitimidade de uma empresa, a empresa pode ser adicionada à Lista não verificada.