ONG oferece vagas gratuitas para cursos profissionalizantes em SP e mais dois estados brasileiros

Cursos são abertos a migrantes e refugiados, mas também a brasileiros; são oferecidas aulas de empreendedorismo, português, manicure e preparação de alimentos, entre outras

A ONG Visão Mundial abriu nesta semana 791 vagas para cursos profissionalizantes, de língua portuguesa e empreendedorismo. As oportunidades são para os estados de Roraima, Amazonas e São Paulo, onde são desenvolvidas atividades do projeto Ven, Tú Puedes, de resposta à crise migratória da Venezuela.

Os cursos são gratuitos e têm como público-alvo migrantes e refugiados venezuelanos, mas outras nacionalidades, incluindo brasileiros, podem se inscrever.


São Paulo

Aqueles que desejam se candidatar a uma das 90 vagas em São Paulo precisam se cadastrar por meio dos telefones (11) 99457-3182 e (11) 97873-2401 (WhatsApp), apresentando CPF, documento de identificação e cartão de vacina.

As aulas iniciam na terceira semana do mês de julho, e para o curso de empreendedorismo a parceria é com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP).

Os cursos disponíveis são:

empreendedorismo
práticas administrativas

Ven, Tú Puedes

O projeto Ven, Tú Puedes é uma resposta da Visão Mundial à crise migratória da Venezuela, que desenvolve ações em Roraima, Amazonas e São Paulo para ajudar migrantes e refugiados a se inserirem socioeconomicamente no Brasil. A iniciativa é financiada pelo governo dos Estados Unidos e beneficiou 40 mil pessoas no ano passado.

Entre os serviços oferecidos estão aulas de língua portuguesa, elaboração de currículos, apoio na emissão da carteira de trabalho digital, encaminhamento ao mercado de trabalho e acompanhamento de entrevistas. Além disso, a organização atua na sensibilização do setor privado, a fim de abrir vagas para esse público. Neste ano, mais de 60 migrantes já tiveram a carteira assinada. Ano passado foram 338.

Sobre a Visão Mundial

A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidades.