Novos hábitos criam oportunidades nas áreas de tecnologia e logística

Novos hábitos criam oportunidades nas áreas de tecnologia e logística - Agência Brasil


O home-office já é uma realidade em muitas empresas pelo Brasil. A tendência foi acelerada pela necessidade do isolamento causada pela pandemia da Covid-19. A adequação a essa modalidade de trabalho deu novo fôlego a algumas profissões, como os técnicos em mecatrônica e em telecomunicações, de acordo com projeção feita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).


Algumas empresas devem continuar com pelo menos parte de seus empregados no chamado teletrabalho depois que a Covid-19 for vencida, gerando demanda por infraestrutura de tecnologia. Essa é a aposta do Flávio Rescia, sócio-fundador de uma empresa que oferece soluções de computação na nuvem, em São Paulo.

Rescia conta que o número de contratos aumentou durante a pandemia: "A expectativa de crescimento era de 50% para 2020, mas em função da pandemia, nós já crescemos isso ainda no meio do ano". Com mais clientes, a empresa precisou de mais funcionários. "No período da pandemia, nós ampliamos em pouco mais de 10% o número de colaboradores", conta.

O crescimento se dá pela quantidade de empresas que tiveram que se adequar ao home-office de uma hora pra outra, acelerando projetos ou criando uma nova estrutura a partir do zero: "Nós tivemos um caso bem emblemático de uma empresa do mercado financeiro que, de sexta para segunda, 500 pessoas tiveram que trabalhar de casa.", diz.

Para o próximo ano, Rescia acredita que o crescimento será ainda maior: "se as coisas continuarem como estão, a gente prevê para o ano que vem o dobro do crescimento deste ano. Ainda tem muitos clientes que estão em planejamento".

O estudo do Senai prevê que o novo ambiente virtual vai exigir das empresas a utilização de produtos e sistemas tecnológicos mais complexos, o que deve demandar, segundo o estudo, profissionais altamente especializados no desenvolvimento de sistemas, como em processamento de grande volumes de informações (big data), inteligência artificial e na chamada "internet das coisas".

Entre as novas ocupações que serão impactadas por tendências pós-Covid-19 estão:

analista de soluções
administrador de conectividade
especialista em logística
especialista em realidade virtual
desenvolvedor de aulas à distância
orientador para trabalho remoto
especialista em gestão de informação
especialista em análise de grandes volume (big data)
especialista em ciber segurança
técnico em telecomunicações
sistemas de transmissão
eletrônica
eletricista
programador multimídia.