Número de vereadores pretos e pardos em Araçatuba, Rio Preto e Prudente aumentou 55%

Principais Câmaras da região registram aumento da representatividade negra

Número de vereadores pretos e pardos em Araçatuba, Rio Preto e Prudente aumentou 55% - Divulgação/SBT


No Dia da Consciência Negra, uma notícia positiva para a região. A representatividade negra nas câmaras das principais cidades aumentou de nove para 14 vereadores pretos e pardos. Esses dois grupos compõem a população negra, segundo os critérios do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 


Somando o número de vereadores negros eleitos em Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, o aumento foi de 55%.

Araçatuba foi o município que elegeu a maior representatividade negra na câmara. Foram seis vereadores, três pretos e três pardos. O mais votado entre todos os candidatos à câmara foi o fisioterapeuta Maurício Rufino Barbosa (PP), que obteve 2.285 votos. Outros dois homens pretos eleitos foram o coronel aposentado Manuel Alves Guimarães (PSL) e o estudante de direito Wesley Monea (Podemos). 

Também entraram para o legislativo de Araçatuba os funcionários públicos Arnaldo da Silva (Cidadania) e João Moreira da Silva (PP), e o delegado aposentado Jaime José da Silva (PSDB). Os três se declaram pardos.

Nas eleições anteriores foram eleitos apenas um vereador que se declara preto: Rivael Papinha (DEM),  e dois vereadores pardos: Denilson Pichitelli (PSL) e Jaime José da Silva (PSDB). Este último foi o único dos três a conseguir a reeleição. 

Como a Câmara de Araçatuba tem 15 cadeiras, a porcentagem de negros no legislativo subiu de 20% para 40%.

RIO PRETO

Em Rio Preto, o número de representantes negros no legislativo se manteve estável. Foram reeleitos dois vereadores que se declaram pardos: Karina Caroline (Republicanos) e Celso Luíz de Oliveira (MDB). Já o pedagogo Bruno Moreira, do PSDB, foi eleito pela primeira vez.

Como a Câmara de Rio Preto tem 17 vereadores, a porcentagem se manteve em 18% de negros.

PRUDENTE

Em Presidente Prudente, o número de negros eleitos saltou de três em 2016 para cinco em 2020. Foram reeleitos os vereadores Demerson Dias (PSB) e Mauro Neves (Podemos). Os dois são pardos. Foram eleitos pela primeira vez os vereadores Tiago Oliveira (PTB) e José Alves da Silva Júnior (Podemos). A quinta integrante negra da Câmara é a assistente social Natália Gonzaga (PSDB), a única mulher preta eleita na região.

Como a Câmara tem 13 cadeiras, a porcentagem subiu de 23% para 38%.