​Olímpia constrói o primeiro memorial em homenagem às vítimas da ​c​ovid do noroeste paulista

​Olímpia constrói o primeiro memorial em homenagem às vítimas da ​c​ovid do noroeste paulista - Divulgação


Uma das maiores dificuldades das famílias acometidas pelo Coronavírus é o fato de não poderem estar próximos de seus entes e isso se torna ainda mais doloroso diante do óbito, quando, muitas vezes, não é possível realizar uma despedida mais calorosa.


Pensando nisso, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia iniciou, no ano passado, a construção de um Memorial em homenagem às vítimas da Covid. O espaço foi edificado em uma área em frente ao Cemitério Municipal e será aberto para visitação do público a partir desta quinta-feira, dia 04, às 9h30.

O memor​​ial de Olímpia é o primeiro do noroeste paulista e um dos únicos em todo o Estado de São Paulo. O intuito é que seja um local para reflexão, oração, visitas e homenagens, que eternize as lembranças e a vida desses moradores.

O projeto conta com um monumento simbólico e com uma lápide que leva o nome dos olimpienses que lutaram bravamente contra o vírus. Além disso, no espaço foi construída uma praça com rampas de acesso, bancos, iluminação de LED e paisagismo. A proposta da obra é de autoria do arquiteto e urbanista, Leonardo Gimenez, e a escultura do monumento é assinada pelo conceituado e premiado artista plástico, Romildo Cardozo.

Trata-se de uma escultura em aço, com três metros de altura e pintura com acabamento texturizado em verniz PU (poliuretânica), que é uma tinta de alta resistência. O coração, que faz parte da composição, foi executado em fibra de vidro estruturada, com pintura automotiva e verniz. Os investimentos foram realizados com recursos próprios.

O ato de entrega do espaço será ecumênico, de forma breve e restrito, com a presença de um padre e um pastor, que farão bênçãos e deixarão uma mensagem de reflexão.

“Os dados do Coronavírus não se resumem a números. São pessoas: pais, avós, filhos e amigos que tiveram suas vidas interrompidas de forma inesperada por um inimigo invisível. Nós sabemos que este memorial não trará as vidas de volta, mas é um sinal de respeito que servirá de alento. Um espaço para oração, visitas, homenagens e, mais do que isso, para nos lembrar todos os dias das marcas que a pandemia deixou e de que a batalha desses soldados não foi em vão”, declarou o prefeito Fernando Cunha, quando anunciou o memorial.