OMS alerta para tendência crescente de mortes por covid-19

OMS alerta para tendência crescente de mortes por covid-19 - Divulgação


A maior preocupação em relação à pandemia no momento é a tendência crescente de mortes por covid-19, que têm aumentado pela sexta semana consecutiva, disse a líder técnica da resposta à crise sanitária da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove. Na semana passada, foram registradas 75 mil mortes pela doença ao redor do globo.


Kerkhove destacou que a Ômicron é a variante predominante globalmente no momento, superando a Delta. Em sessão sobre perguntas e respostas ao público, a líder afirmou que "se continuarmos com o número alto de casos como agora, há maiores chances de novas cepas".

"Na semana considerada a pior da pandemia, foram registradas 110 mil mortes. Agora, estamos em 75 mil por semana. Não é um caminho muito longo até lá", disse o diretor executivo da OMS, Michael Ryan.

Ryan chamou a atenção para o fato de que o número de mortes por covid-19 está subindo, enquanto o de casos recua. Para o diretor, há duas possibilidades: as mortes podem ser resultados de infecções de semanas atrás ou a testagem caiu "consideravelmente" nos países.

Em apelo ao público, ambas as autoridades reforçaram a importância de que cada cidadão complete o esquema de vacinação.