Palmeiras amassa o São Paulo, encerra tabu e avança à semifinal da Libertadores

Verdão ganhou por 3 a 0 no Allianz Parque e é o primeiro time garantido entre os quatro melhores do torneio continental

Palmeiras amassa o São Paulo, encerra tabu e avança à semifinal da Libertadores - Reprodução/SBT Sports


O Palmeiras venceu o São Paulo por 3 a 0 na noite desta terça-feira (17), no Allianz Parque, e é o primeiro time garantido na semifinal da Copa Libertadores da América. O Verdão vai encarar na próxima fase Atlético-MG ou River Plate, que se enfrentam nesta quarta (18).


De quebra, o Palmeiras vingou o vice do Campeonato Paulista deste ano e ainda encerrou o tabu de nunca ter vencido o São Paulo na Libertadores. Além do 1 a 1 no duelo de ida na semana passada, no Morumbi, as equipes tinham se enfrentado outras oito vezes pelo torneio, com seis vitórias do Tricolor e dois empates.

Os gols do clássico foram marcados por Raphael Veiga, aos dez minutos do primeiro tempo, Dudu e Patrick de Paula, aos 21 e 32 do segundo, respectivamente. O Palmeiras só não foi melhor durante o início da etapa complementar. No restante da partida, o Verdão encaixotou o São Paulo e mostra que chega forte para defender o título da Libertadores.

O JOGO

Apesar de poder jogar por um empate sem gols - em razão do 1 a 1 do confronto de ida no Morumbi -, o Palmeiras foi quem começou o clássico com mais iniciativas. E o Verdão não demorou para abrir o placar: aos dez, Zé Rafael aproveitou vacilo de Arboleda, puxou contra-ataque, deixou Daniel Alves no chão e serviu para Raphael Veiga chutar no canto de Volpi, que não conseguiu defender.

O São Paulo, então, teve de se atirar ainda mais ao ataque. O problema é que o Tricolor não conseguia envolver a defesa alviverde. O técnico Hernán Crespo colocou Gabriel Sara praticamente como um ponta pela esquerda, enquanto Daniel Alves era o responsável por tentar construir as jogadas pela direita, quase sempre puxando para o meio.

O Palmeiras, por sua vez, ficou ainda mais confortável para fazer o que mais sabe: se defender e sair em velocidade nos contra-ataques. Rony exigiu boa defesa de Volpi e Raphael Veiga arriscou da entrada da área e viu a bola desviar na zaga.

No segundo tempo, o São Paulo voltou com o atacante Rojas no lugar do meio-campista Rodrigo Nestor. O Tricolor pressionou e só não chegou ao empate aos 11 minutos porque Pablo perdeu chance inacreditável, sozinho e cara a cara com Weverton, após lindo passe de Rigoni. Muitos jogadores do Tricolor colocaram a mão na cabeça depois do lance, cientes de que era a grande oportunidade criada até então.

Com o passar do tempo, o Palmeiras voltou a dominar o jogo e construiu a vitória com facilidade. Volpi até defendeu chute forte de Wesley na entrada da área, mas nada pôde fazer quando Dudu, na sequência do lance, encheu o pé e acertou o ângulo para ampliar aos 21 minutos.

O São Paulo não esboçava qualquer tipo de reação e viu o Palmeiras marcar o terceiro aos 32, com Patrick de Paula, que aproveitou erro de Igor Gomes na saída de bola, finalizou de fora da área e contou com desvio na zaga que enganou Volpi.

Com 3 a 0 e a 15 minutos para o fim da partida, era nítido que a vaga na semifinal ficaria com o Palmeiras. O São Paulo ainda teve Vitor Bueno expulso aos 36, por uma forte entrada em Gustavo Gómez, com as travas da chuteira. Se nem com 11 jogadores o Tricolor tinha chances, com dez ficou impossível. A vaga é do Verdão.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 3 X 0 SÃO PAULO

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 17/8/2021, às 21h30
Árbitro: Wilmar Roldán (COL) 
Assistentes: Dionisio Ruiz (COL) e Wilmar Navarro (COL) 
VAR: Julio Bansuñán (CHI)
Cartões amarelos: Arboleda, Daniel Alves
Cartão vermelho: Vitor Bueno
Gols: Raphael Veiga, aos 10 minutos do primeiro tempo; Dudu, aos 21 do segundo tempo; Patrick de Paula, aos 32 minutos do segundo tempo

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Renan; Danilo, Zé Rafael (Patrick de Paula), Raphael Veiga (Piquerez) e Dudu (Felipe Melo); Wesley (Gabriel Menino) e Rony (Deyverson). Técnico: Abel Ferreira

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Daniel Alves, Luan (Rojas), Liziero, Rodrigo Nestor (Igor Gomes) e Gabriel Sara (Vitor Bueno); Rigoni e Pablo (Eder). Técnico: Hernán Crespo