​Para 71% dos brasileiros, preços dos produtos aumentaram muito nos últimos meses

Pesquisa Ipespe mostrou insati​​sfação dos entrevistados por conta da inflação

​Para 71% dos brasileiros, preços dos produtos aumentaram muito nos últimos meses - Arquivo/Agência Brasil


Além dos números com intenção de voto para os pré-candidatos à Presidência da República, pesquisa Ipespe divulgada hoje (3) mostra o descontentamento dos brasileiros com relação aos preços dos produtos gerais vendidos no Brasil.


De acordo com o levantamento, 71% dos entrevistados disseram que os preços "aumentaram muito" nos últimos meses. Para 25%, os preços "aumentaram" e para 2% ficaram iguais. 1% não sabe ou não respondeu.

E a previsão dos entrevistados continua negativa para os próximos meses. Segundo a pesquisa, 43% acreditam que os preços ainda vão subir muito. Já 20% acreditam que os preços vão subir e, para 19%, vão permanecer iguais. Outros 13% acreditam que os preços vão diminuir e 4% não sabe ou não respondeu.

Para o levantamento, foram realizadas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02893/2022. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos porcentuais.

​De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o país acumula alta de 12,13% nos últimos 12 meses, maior inflação para um ano desde outubro de 2003 (13,98%).

Os preços dos alimentos e combustíveis são os que mais 'escalaram' durante a pandemia.