Pessoas acima de 75 anos deverão entrar no plano de imunização em fevereiro

País terá pelo menos mais 20 milhões de doses das vacinas CoronaVac e Oxford nas próximas semanas

Pessoas acima de 75 anos deverão entrar no plano de imunização em fevereiro  - Agência Brasil


O país terá em fevereiro 20 milhões de novas doses de vacinas contra o novo coronavírus, podendo vacinar 10 milhões de pessoas com duas doses e começar a incluir no grupo dos vacinados os idosos com mais de 70 anos. As pessoas acima dos 70 anos representam cerca de 10% dos brasileiros, cerca de 21 milhões de idosos. 


A conta não fecha, mas há expectativa de mais vacinas: 7,5 milhões de doses deverão começar a ser produzidas na Fiocruz com a chegada do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativa) aumentando o número de imunizados.

Além disso, tem mais vacina já produzida pronta para ampliar a imunização. A Anvisa liberou o uso emergencial de mais 4 milhões de doses da vacina CoronaVac e o governo paulista tenta fechar nesta terça-feira (26.jan) a vinda de mais insumos da China para a produção de outras 11 milhões de doses.

No Rio, a Fiocruz, que trabalha com a universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca aguarda para fevereiro a chegada de outras 10 milhões de doses importadas da Índia.A Fiocruz também espera receber no próximo mês o primeiro lote do IFA da vacina AstraZeneca/Oxford, que possibilitaria a produção de 7,5 milhões de doses. 

Até o início da semana, mais de 685 mil brasileiros já tinham recebido a primeira dose. As vacinas foram aplicadas em idosos que vivem em lares assistidos, pessoas com deficiência, trabalhadores da saúde e indígenas.

Nesta semana, o país distribuiu outras dois milhões de doses prontas da vacina AstraZeneca/Oxford que chegaram da Índia, que irão completar a imunização deste grupo em todo o país.

A vacinação no Brasil começou em 17 de janeiro com 6 milhões de doses da vacina CoronaVac do Instituto Butantan. Apesar do país ter começado a vacinar depois, a experiência do Brasil em vacinação com campanhas nacionais ao longo dos anos sinaliza que o país tem capacidade de ser mais veloz do que vizinhos como Argentina e Chile e até mesmo que a Itália, mas ainda não seremos tão rápidos como Israel, Estados Unidos e Reino Unido que conseguiram acelerar a vacinação em massa. 

VACINAS 

17/jan - 6 milhões CoronaVac
22/jan - 4 milhões CoronaVac
24/jan - 2 milhões Oxford
08/fev - 10 milhões Oxford 
? /fev - 11 milhões CoronaVac produzidas no Butantan com uso do IFA 
?/ fev - 7,5 milhões Oxford produzidas na Fiocruz com uso do IFA