PF faz operação para apurar fraude em licitação para hospitais de covid

60 policiais federais dão cumprimento a 14 mandados de busca e apreensão – em Rio Preto foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão

PF faz operação para apurar fraude em licitação para hospitais de covid - Polícia Federal

 
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (21), uma operação para apurar fraude em licitação na contratação de empresa para montagem de dois hospitais de campanha na cidade de Paulínia (SP), durante a pandemia da covid-19, fraude teria ocorrido no início da pandemia em abril de 2020. O valor da licitação foi de 4 milhões de reais.


A Operação denominada de "Carga Implosiva" teve início após um caminhão ser apreendido com carga roubada em abril de 2020 que mostrou indícios de irregularidades no processo licitatório aberto para escolher a empresa especializada na montagem de hospitais de campanha.

Apesar da contratação não ter sido finalizada, a investigação demonstrou que isso se deu por circunstâncias alheias à vontade dos envolvidos, mas configurou crime de fraude à licitação, previsto no art. 90, da Lei  8.666/93, cuja pena é de 4 anos de prisão.

60 policiais federais cumpriram 14 mandados de busca e apreensão – expedidos pela Nona Vara Federal de Campinas – nos estados de São Paulo (cidades de Campinas, Paulínia, Sumaré, São José do Rio Preto e São Paulo) e Santa Catarina (cidades de Florianópolis e Biguaçu), em endereços ligados às pessoas envolvidas na licitação fraudada. A PF quer colher provas para identificar os envolvidos no crime.

O nome da operação é uma referência à carga encontrada dentro do caminhão – estruturas metálicas para eventos – abordado pela Polícia Civil e Guarda Municipal de Paulínia que revelou os indícios da trama delitiva e a impediu.