PIB dos EUA sobe à taxa anualizada de 3,2% no 3º trimestre de 2022

O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu 3,2% no terceiro trimestre de 2022, a ritmo anualizado, de acordo com a leitura final do indicador, divulgada pelo Departamento do Comércio nesta quinta-feira. A segunda leitura indicava avanço menor da economia americana, de 2,9%. O número revisado ainda ficou acima do previsto por analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam avanço anualizado no mesmo ritmo da segunda leitura divulgada em novembro, de 2,9%.

Com a confirmação de resultado positivo, a economia dos EUA superou a recessão técnica em que entrou no segundo trimestre, quando seu PIB encolheu 0,6%, marcando a segunda contração trimestral consecutiva.


O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) avançou à taxa anualizada de 4,3% no terceiro trimestre, mantendo a última estimativa após avançar 7,3% no segundo trimestre. Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, subiu 4,7% no mesmo intervalo, revisado em 0,1 ponto porcentual para cima.

O PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve, ou Fed, como é conhecido o banco central dos EUA.