Polícia Civil deflagra operação contra quadrilha que aplicava golpe no WhatsApp

Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão contra os suspeitos na cidade Cuiabá (MT), a pedido da Polícia Civil de SP e da Justiça de Rio Preto (SP)

[ímg]

A Polícia Civil de Rio Preto (SP) deflagrou nesta quarta-feira (13) uma operação para combater golpes no Whatsapp, a Polícia do Mato Grosso (MT) também participou da ação. Os criminosos criam perfil falso no app e então se passam por pessoas conhecidas das vítimas para tentar engana-las, e assim obter vantagens como depósitos em dinheiros, essa é uma das fraudes que mais vem ganhando força em aplicativos de menssagens no país. Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão contra os suspeitos na cidade Cuiabá  (MT), a pedido da Polícia Civil de SP e da  Justiça de Rio Preto (SP), essas diligências são resultados das investigações que começaram no interior de SP, pelo menos 100 pessoas procuram a Polícia para registrar o golpe, mas um levantamento da SSP-SP aponta que milhares de pessoas já caíram nesse golpe mas não registraram ocorrência.


O golpe

Em geral, esses golpes são feitos a partir de informações vazadas, coletadas pelos criminosos e usados para identificar possíveis conexões de uma vítima em potencial. Em alguns casos, golpistas podem até comprar os dados em ambientes como a dark web e a deep web. Os golpes do WhatsApp estão cada vez mais comuns, e agora com a facilidade do método PIX os criminosos têm ainda mais possibilidades para enganar as pessoas.

Os badidos se passam por algum amigo ou familiar pedindo uma transferência urgente ou como uma empresa solicitando um código de verificação enviado ao seu celular. 

Como os criminosos agem

1 – Código de segurança

Nesse caso, o criminoso consegue o seu número de telefone em sites de anúncio ou banco de dados.
Ele pede o código de verificação enviado por SMS a você, se passando por uma empresa que precisa do código para aprovar algum serviço.
Muitas vezes, as pessoas acabam não percebendo que este código é do próprio aplicativo do WhatsApp, aquele que libera o acesso da conta em outros aparelhos. Com esse código, o golpista tem acesso a todos os contatos do seu WhatsApp e consegue se passar por você pedindo dinheiro à sua lista de contatos, mas com os dados bancários dele.

2 - Perfil

Criminosos usam foto de perfil dos usuários do WhatsApp para enganar amigos e familiares. Um número desconhecido entra em contato pelo WhatsApp, mas a foto é de uma pessoa familiar. Esta é a premissa do novo golpe que circula no aplicativo de mensagens do grupo Meta — antigo Facebook.