Polícia Militar desmantela clínica de reabilitação clandestina em Rio Preto

Cerca de 17 homens eram mantidos em local insalubre, em situação precária, sem alimentação e higiene adequada

Polícia Militar desmantela clínica de reabilitação clandestina em Rio Preto - Polícia Militar


A Polícia Militar desmantelou uma clínica de reabilitação clandestina que mantinha cerca de 17 homens sem alimentação, sem higiene adequada, fora das normas sanitárias e de segurança exigidas, na Vila Angélica, em São José do Rio Preto (SP). O flagrante foi feito na tarde da última segunda-feira (25), após uma denúncia anônima informando que haviam homens armados no local.


De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais se deslocaram até o prédio estilo sobrado, com unidades residenciais na frente e um estabelecimento ao fundo, localizado na rua Major Joaquim Borges de Carvalho. Após uma vistoria, nenhuma pessoa armada foi encontrada.

Ainda segundo o boletim de ocorrência, uma moradora de 47 anos informou aos PMs que no fundo do imóvel funcionava uma clínica de reabilitação para dependentes químicos. No entanto, segundo a mulher, os pacientes eram tratados em situações precárias e, movida por um sentimento altruísta, realizava a doação de alimentos e produtos de higiene aos internos.

Dos 17 homens, apenas três foram identificados, de 59, 68 e 64 anos. O registro policial não informou para onde os pacientes foram readequados. A Polícia Militar chegou a acionar a Prefeitura, mas a Vigilância Sanitária e a Assistência Social não compareceram no local.



LISTA DE IRREGULARIDADES

Após as informações, os policiais iniciaram uma fiscalização no imóvel. Foi constatado que o local continha diversas irregularidades como grades, correntes e cadeados que impediam o acesso e até a saída de pessoas pelo fundo do sobrado; ausência de saída de emergência; janelas pequenas e que permanecem fechadas; falta de acesso para cadeirantes; acesso e saída de pessoas inviável; cômodos escuros e sem qualquer ventilação; e uma escada estreita de acesso a outro pavimento com 25 degraus.

Ainda foram encontradas pelos policiais sobras de comida estragada e espalhadas pelos cômodos, produzindo mal cheiro por todo o espaço da clínica, um botijão de gás de cozinha. Na geladeira foram encontrados diversos alimentos como legumes e sucos estragados – salsichas, linguiças e miúdos estavam vencidos. No quarto de alguns internos foram encontrados pedaços de comida estragados, com bolor.



RESPOSTA

Por telefone, a Secretaria de Saúde informou que o local se trata de uma clínica clandestina, não cadastrada na Prefeitura e que o caso é um problema de Segurança Pública. A Assistência Social informou que ainda não foi notificada oficialmente sobre o caso e que está apurando a situação.