Poupatempo auxilia uso de serviços digitais com vídeos explicativos

Poupatempo auxilia uso de serviços digitais com vídeos explicativos - Divulgação/Governo de São Paulo


Para facilitar a vida das pessoas que têm dúvidas sobre como realizar serviços de forma online, o portal do Poupatempo oferece vídeos que ensinam o passo a passo dos atendimentos digitais mais procurados nos canais do programa. A série, com 14 tutoriais, está disponível também no Youtube.


Com vídeos curtos e dinâmicos, os cidadãos têm à disposição conteúdos sobre os serviços oferecidos pelo Governo de São Paulo, além de orientações sobre como baixar o aplicativo Poupatempo Digital no celular de maneira rápida e prática. Entre as opções de atendimentos disponíveis online, estão solicitação de Atestado de Antecedentes Criminais, seguro-desemprego, Carteira de Trabalho Digital, renovação de CNH, licenciamento, liberação de veículos, serviços da Secretaria de Educação, CDHU, entre outros.

De acordo com o diretor da Prodesp, Murilo Macedo, o programa investe cada vez mais em inovação, por meio da ampliação dos canais digitais. “Desde o início da pandemia, o Poupatempo tem priorizado a segurança e a comodidade das pessoas, que precisam realizar serviços públicos de forma remota, pelo site e app. Nosso objetivo é oferecer 180 serviços online até o final deste ano, e pelo menos 240 ao término de 2022”.

Hoje, o programa conta com 120 opções de serviços digitais pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. “Apesar de a usabilidade dos canais do Poupatempo ser bastante simples e intuitiva, a gente sabe da importância de os serviços online estarem disponíveis a toda população, incluindo aqueles que têm menos familiaridade com o mundo digital. Por isso, a criação de vídeos mostrando o passo a passo de cada atendimento é uma forma de conseguirmos incluir a prestação de serviços na vida das pessoas e ao mesmo tempo mantermos o distanciamento social, fundamental neste momento de pandemia”, conclui Murilo Macedo.

Desde a retomada gradual dos atendimentos presenciais, iniciada em agosto do ano passado, as unidades do Poupatempo realizam apenas serviços que não podem ser feitos de forma online, como primeira via do RG, transferência interestadual e mudanças na característica de veículo. Para esses casos, o atendimento no posto é oferecido mediante agendamento de data e horário, que pode ser feito no site oficial do programa ou no app Poupatempo Digital.

Para evitar aglomerações, os postos do Poupatempo estão com capacidade de atendimento reduzida, seguindo todas as medidas de prevenção, como controle de acesso, medição de temperatura, tapete sanitizante, dispensers de álcool em gel e distanciamento social, inclusive com barreiras de acrílico entre a população e os atendentes.

No período de pandemia, entre abril e dezembro de 2020, foram realizados 7,5 milhões de atendimentos pelo Poupatempo, sendo 5,2 milhões através dos canais digitais e 2,3 milhões de forma presencial. Entre os mais solicitados nas plataformas digitais estão renovação de CNH, Licenciamento, pesquisa de pontuação na CNH, consulta de IPVA, Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de débitos de veículos e multas, por exemplo.