Prefeito de Rio Preto anuncia criação de Secretaria Municipal de Segurança Pública

O projeto de lei que está sendo finalizado será encaminhado para a Câmara para análise dos vereadores

Prefeito de Rio Preto anuncia criação de Secretaria Municipal de Segurança Pública - SMCS Rio Preto

 

O prefeito de São José do Rio Preto (SP), Edinho Araújo (MDB), informou que decidiu criar na estrutura organizacional administrativa da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Segurança Pública. O projeto de lei que está sendo finalizado será encaminhado para a Câmara para análise dos vereadores. A pasta será desmembrada da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança, que passará a ser denominada como Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.



O prefeito explica que decidiu criar a secretaria com o objetivo da GCM – Guarda Civil Municipal ampliar as ações no município, principalmente com relação à proteção dos prédios públicos, que têm registrado aumento de invasões e furtos nos últimos meses.

“Com a Secretaria de Segurança Pública, que deverá ser ocupada pelo atual vereador e coronel da reserva da PM, Jean Charles Serbeto, o objetivo é criar condições de ampliar o escopo de atuação da GCM para proteção não só de prédios públicos, mas na fiscalização do trânsito e no dia-a-dia da segurança do município de São José do Rio Preto, além de continuar no trabalho positivo da execução da Lei Maria da Penha”, explica Edinho Araújo.

O projeto de lei está sendo finalizado pela PGM – Procuradoria Geral do Município após o prefeito receber os estudos de impacto financeiro e a sua formatação feita pela secretaria municipal de Administração. A previsão é de que o projeto seja encaminhado para a Câmara até a próxima segunda-feira para que já seja lido na sessão ordinária de terça-feira (4/4).