Prefeitura de Araçatuba vai revitalizar e regularizar Vila Ferroviária

Prefeitura de Araçatuba vai revitalizar e regularizar Vila Ferroviária - Divulgação


A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anunciou hoje (3) que vai revitalizar o centro histórico e uma das ações previstas é a regularização da ocupação de todos os imóveis da Vila Ferroviária, espaço simbólico e de notável relevância para a história da cidade.


De acordo com a prefeitura, as entidades que ocupam os imóveis terão até o próximo dia 15 de maio para apresentar os documentos solicitados, os quais deverão ser protocolados no Atende Fácil, localizado na Rua Conselheiro Oscar Rodrigues Alves, número 295, Centro.

Muito do que ocorreu durante a fundação se encontra ali como um registro vivo da importância da ferrovia para o desenvolvimento da região. São, ao todo, 16 imóveis ocupados por entidades e 8 pela Prefeitura. Além deles, tem-se um condomínio na  Avenida dos Araçás, habitado por famílias remanescentes da antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal SA).

Para mais, cita-se ainda outras duas casas, uma delas muito especial para a história araçatubense. Trata-se do sobrado da rua Rosa Cury, onde funciona, atualmente, a sede da FAMA (Fanfarra Municipal de Araçatuba).

Todos esses imóveis carregam características construtivas muito interessantes. Como exemplo, tem-se a variedade de modelos, visto que cada casa é única em termos de tamanho e distribuição dos cômodos. Até mesmo as geminadas não seguem a mesma planta.