Prefeitura de Birigui decreta situação de emergência em saúde pública por causa da dengue

São 793 casos confirmados de dengue, com uma incidência 663,6 casos por 100 mil habitantes, e um óbito em investigação

Prefeitura de Birigui decreta situação de emergência em saúde pública por causa da dengue - Arquivo/Sbt Interior
 

A Prefeitura de Birigui decretou, nesta sexta-feira (31), situação de emergência em saúde pública em razão da epidemia de dengue. A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 7.732, de 31 de janeiro de 2025, publicado no Diário Oficial do Município.


O decreto de emergência foi decidido pela prefeita Samanta Borini, alinhada com o secretário municipal de Saúde, Roque Haroldo Bomfim, por conta do aumento dos casos da doença, elevando a busca de serviços de saúde pela população.

Birigui tem, até agora, 793 casos confirmados de dengue, com uma incidência 663,6 casos por 100 mil habitantes, e um óbito em investigação. 

O decreto autoriza que a Prefeitura adote medidas administrativas para contenção da dengue, como aquisição de insumos e materiais, contratação temporária de servidores e de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial.

Uma das primeiras medidas adotadas pela Prefeitura de Birigui foi a realização do mutirão de limpeza “Limpa Birigui”. O serviço teve início pelos bairros Portal da Pérola 1 e 2, Margareth Vargas e Dom Pedro. Durante toda a foram recolhidos materiais sem uso, retirados de dentro das casas pela população.

A Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, também deu início a nebulização veicular noturna, nos bairros Atenas e Portal da Pérola 1.

CONSCIENTIZAÇÃO

A Prefeitura também iniciou uma campanha de orientação nas redes sociais oficiais (Instagram e Facebook) do município. Nos vídeos publicados, o médico infectologista da Vigilância Epidemiológica de Birigui, Igor Precinoti, fala sobre sintomas e cuidados para evitar o agravamento da dengue. Ele também explica sobre a importância da hidratação e quando a pessoa deve procurar o serviço de emergência médica.

Na UBS-1 (Unidade Básica de Saúde) Vila Bandeirante a Secretaria de Saúde está em fase de conclusão do “Dengário”. O espaço será aberto a partir do dia 6 de fevereiro. Lá será mantida uma equipe médica e de enfermagem, sala de hidratação e dispensação de medicamentos, para atender especificamente pessoas com sintomas de dengue.

A Prefeitura de Birigui também está distribuindo um kit hidratação, contendo um sachê para a preparação do soro, para que as pessoas com o sintoma de dengue, mesmo sem diagnóstico fechado, possam ingerir em suas casas. Para ter acesso ao kit, basta procurar a UBS mais próxima de suas casas e solicitar sem a necessidade de passar pela consulta médica.  

A LIMPEZA CONTINUA

Na próxima semana, a partir do dia 3 de fevereiro, o “Limpa Birigui” estará recolhendo todo o material sem uso dispensado pela população nos bairros Candeias, Atenas, Acapulco e Paraíso.

“A dengue é um problema de saúde e de conscientização que não dependo apenas do Poder Público. Por isso, é importante que a população também coopere, eliminando todo tipo de objeto que possa manter água parada em suas casas, ambientes de trabalho, para restringirmos ao máximo a proliferação do mosquito que causa a doença”, pede a prefeita Samanta.

VACINA

A chefe do Executivo de Birigui completa ainda que é importante que os pais e responsáveis levem crianças e adolescentes com idades entre 10 a 14 anos para que sejam vacinados contra a dengue. A vacina é gratuita e está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município.

“Precisamos cuidar e nos cuidar para não perdermos vidas para a dengue”, concluiu Samanta.